sexta-feira, 28 de novembro de 2008

GADGET: LENTES COM VISÃO RAIO-X

A loja norte-americana David Steele colocou a venda uma lente infravermelha para câmeras de vídeos que permitiria ver através de roupas, vidros escuros e óculos de sol. O produto seria a materialização do velho desejo da visão de raio-x dos quadrinhos do Super-Homem.
O fabricante explica que muitos tipos de tecido permitem a passagem de luz. Quando ela atinge a pele, é refletida através da roupa em forma de luz normal e infravermelha, entretanto só percebemos a primeira a olho nú. O que a lente faz é filtrar a luz normal, deixando somente o infravermelho o quer torna o tecido transparente.
Ainda segundo o site, a lente funciona melhor com seda, materiais sintéticos em geral e roupas de banho. A página alerta que o produto é voltado para forças de segurança como policiais e vigilantes. O preço do acessório é US$ 199, pouco mais de R$ 400. Está disponível nas versões de 30mm e 58mm. No video abaixo, um demonstrativo do poder da lente:


quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Jornalismo participativo: videos e fotos da enchente em SC


A cobertura da imprensa nas enchentes que assolam Santa Catarina mostram o quanto o jornalismo participativo pode se tornar uma ferramenta de grande importância na cobertura de tragédias. Assim foi nos EUA na passagem do Furação katrina em 2005  

As imagens mais impactantes estão chegando a grande imprensa através dos dispositivos móveis dos próprios moradores das cidades atingidas. 

Tiago Dória, reuniu em seu blog as principais manifestações:
- Emergência em Santa Catarina: blog do portal RBS sobre a tragédia, que reúne conteúdo enviado pelos leitores. 
- Diarinho na Chuva: blog de redação do Diarinho, jornal de Santa Catarina que teve sua redação ilhada.
Redes sociais:  fotos, vídeos e discussões no Orkut, no YouTube, no Flickr e nas mensagens do twitter.   



SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

Se nestes momentos há falta de comunicação com as área atingidas, Tiago Dória destaca também um importante projeto do Unicef. O projeto Bee, consiste em um sistema móvel que permite comunicação via Wi-Fi, redes de celular e rádio, mesmo em condições de emergência.
A idéia é que, após terremotos, tsunamis e furacões, a Divisão de Comunicação do Unicef chegue nas regiões afetadas e com o Bee retome as comunicações locais. O sistema é de fácil transporte, como pequenos totens. O vídeo abaixo mostra os detalhes.



terça-feira, 25 de novembro de 2008

3G já chega a mais de 50% dos brasileiros

As redes de terceira geração já estão disponíveis para mais de 95 milhões de brasileiros, segundo a consultoria Teleco.
De acordo com um post no blog da consultoria, as operadoras Vivo e Claro disputam a liderança em cobertura 3G.
A Claro começou a implantar sua rede primeiro e leva sua cobertura a 232 municípios. A Vivo está logo à frente, atendendo 242 municípios.
Claro e Vivo vêm se alternando na liderança em cobertura. Os números foram atualizados nesta segunda-feira (24/11), mas mudam com muito freqüência. Na sexta-feira, o Teleco colocava a Claro na liderança.
Entretanto, as rivais TIM e Oi estão bem atrás na corrida. A TIM tem cobertura 3G em apenas 23 municípios e a Oi está presente com sua oferta em 50 municípios.
De acordo com o analista, apesar de ter começado a oferta mais tarde, a Vivo levou vantagem na implantação do 3G porque foi a última a estrear sua rede GSM, já preparada para as tecnologias de terceira geração.
Apesar de as redes de terceira geração chegarem a mais da metade da população, em setembro de 2008 havia pouco mais de 1,9 milhões de celulares 3G em uso no Brasil, segundo o Teleco.


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

TV Via Embratel: lançamento no dia 01/12

A Embratel lança sua TV por satelite na próxima segunda-feira dia 01/12. A "Via Embratel" - TV paga via satélite pelo sistema Direct-to-Home (DTH) - chega ao mercado como grande concorrente da Sky, que nos últimos meses vem lançando promoções e novos produtos para não sofrer grande perdas na participação de mercado, como o sistema pré-pago. Embora o telemarketing da Embratel já dê a opção pelo 103+21 + código 6 para o serviço, o atendimento não fornece detalhes de pacotes , canais e preços. Tudo sob muito sigilo.
No Youtube há um video promocional do Via Embratel (que não parece fake):



Com a licença de DTH, a Embratel poderá montar pacotes de serviços que incluam banda larga via WiMax, telefonia e TV paga.

> EXPECTATIVA DE INTERNET POR SATÉLITE

A grande expectativa do lançamento da Via Embratel fica por conta da junção do seviço de internet por satélite.
A licença de DTH pode cobrir todo o país e criar pacotes de serviços, como a oferta conjunta de banda larga, telefone fixo e TV por assinatura.
A Embratel já anunciou o lançamento de uma rede de banda larga sem fio pelo padrão WiMax, a partir de um investimento de 175 milhões de reais.
A empresa informou na ocasião que a rede iria cobrir 61 cidades, mas os serviços só estão disponíveis com o foco em pequenas e médias empresas.

TESTES

De acordo com o site BrasilSatDigital, os testes de serviço foram iniciados no dia 17 de novembro, com 66 canais codoficados em qualidade digital (DVBS2/MPG4). Este blog apurou que foram escolhidas 2 mil pessoas, entre funcionários da Embratel, representantes e usuários cadastrados no site para degustação dos canais.

FOTOS E PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
Um usuário postou no orkut as primeiras impressões do sistema. Seguem links com fotos:

Youtube Live: para americano ver

No making off de Ijustine, os bastidores da produção

Há dias que não se falava de outra coisa: o Youtube preparava um grande espetáculo que iria transmitir AO VIVO pela primeira vez na Internet. Pois bem, isso mesmo aconteceu no sábado (22/11) à noite e foi visto por milhões de pessoas em todo o mundo. Mas as principais atrações, mesmo conhecidos da blogoesfera, eram do universos dos usuários americanos. Isto não significa que o evento não teve seus méritos.
Segundo dados oficiais da Google, 50 milhões de pessoas passaram pela transmissão, embora o site «TechCrunch» diga que no pico da audiência foram 700 mil. No local onde o evento foi filmado, em San Francico, quatro mil espectadores vibraram com o momento histórico da Web.
O Youtube ofereceu três câmaras: cenário principal, bastidores e público. Além disso, o usuário ainda podia escolher entre qualidade baixa, média e alta, de acordo com sua conexão. Em todo o caso, a imagem e o som não registaram problemas.
Entre os artistas destacaram-se dezenas de pessoas que ganharam fama através do Youtube, para além de personalidades conhecidas a nível planetário, como o músico e produtor Will.i.am e o guitarrista Joe Satriani.
Os brasileiros aguardam agora o dia do Youtube Live in Brazil. E por curiosidade, já daria para pensar nas atrações ?

Idec reprova 3G: Liberdade de conexão ainda não é real

Na propaganda, o consumidor acessa seu notebook dentro do ônibus, no alto de uma serra, perto da praia, feliz da vida. Na prática, não é bem assim, mostra reportagem de Nadja Sampaio publicada na edição de domingo (23/11) do jornal O GLOBO. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) pesquisou o serviço 3G e concluiu que a velocidade é bem mais baixa do que a anunciada, a tecnologia tem cobertura restrita e instável e há dificuldade de conexão. Além disso, algumas operadoras garantem apenas 10% da velocidade que foi contratada e todas impõem fidelidade de 18 meses ao serviço. "Pela regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a banda larga não pode ter fidelização. E, no caso dos celulares, o máximo é de 12 meses, desde que seja oferecida uma vantagem para o consumidor. Se a empresa prometer uma velocidade e não cumprir, o consumidor tem direito de romper o contrato sem pagar a multa" explica a advogada do Idec, Estela Guerrini.
Segundo Estela, em tese, as redes 3G têm potencial para atingir até 7 megabytes por segundo (Mbps). A tecnologia anterior, a 2G ou GSM, também permite acesso à internet pelo celular, mas a velocidade máxima é 354 Kbps. Hoje, quem compra um aparelho apto para a tecnologia 3G, pode estar com a mesma velocidade e cobertura do 2G.
As empresas prometem velocidade de 1 Mbps, mas, nos contratos e propagandas, colocam a observação de que a tecnologia, por ser sem fio, sofre interferências da posição da antena, das condições climáticas e topográficas, do número de usuários conectados na mesma rede etc.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Videoclipe feito com imagens dos fãs

A Banda Capital Inicial convocou, e os fãs atenderam. Durante show, o vocalista Dinho Ouro Preto, pediu a participação do público, para que enviassem os videos feitos com seus dispositivos móveis. O resultado foi melhor do que o esperado! Mais de 500 vídeos foram enviados e o clipe foi 100% feito com imagens gravadas pelos fãs de todo o Brasil!
Resultado: um videoclipe produzido totalmente com imagens enviadas por fãs de todo país! O vídeo ganhou destaque na página inicial do YouTube.

PRESENÇA NA NET 

O grupo já tem uma visibilidade expressiva na web. O Capital foi a primeira banda de rock nacional a ter um canal personalizado no YouTube, com mais de 800.000 exibições em vídeos. No Orkut, mais de 200.000 pessoas estão em contato diário com a banda. O Flickr tem mais de 400.000 visualizações, colocando à disposição dos fãs 79 álbuns e 2100 fotos de shows e eventos do Capital. No canal MySpace, são mais de 140.000 exibições no perfil do grupo.
No dia 28 de novembro Itu/SP será sede do Primeiro Encontro de Jornalismo 2.0. O evento celebrará os 200 anos da imprensa no Brasil e discutirá o futuro do jornalismo no meio digital. Durante todo o dia, grandes nomes do meio estarão reunidos para pensar coletivamente questões que têm instigado o futuro da imprensa: o que podemos esperar para os próximos 200 anos? Qual será o novo mercado de trabalho? Qual o papel do consumidor com esse novo formato? Qual a relação do jornalismo 2.0 com a política e com o cidadão? Quais tabus devem cair por terra? O que é necessário desaprender? Como o relacionamento com a informação será alterado? Como a mídia social afetará ainda mais as transformações humanas?

Entre os participantes do debate, já confirmaram presença: Alan Dubner, Anicleide Zequini, Armênio Guedes, Cadu Lemos, Camila Bertolazzi, Carlos Piazza, Deborah Dubner, Fabio Steinberg, José Marcio Mendonça, Manoel Fernandes, Marcelo Coutinho, Mylton Ottoni, Olga Sodré, Roberto Mayer e Rodrigo Tomba.

No evento será feita a Carta de Itu, com os princípios do jornalismo 2.0, que farão parte do livro Jornalismo 2.0, a ser lançado em janeiro de 2009. Haverá também uma homenagem à obra do historiador Nelson Werneck Sodré na História da Imprensa no Brasil, através da presença de sua filha Olga Sodré.

Para os participantes que não são de Itu, uma programação cultural especial está sendo preparada para curtir o final do dia em uma fazenda bandeirista do século XVIII.

Serão apresentados diversos cases entre eles o do itu.com.br, nativo da Internet, que há oito anos pratica e ensina Jornalismo 2.0. O evento é patrocinado pela MBI, E-Research e Cybermind.

 

Informações
Data: 28 de novembro 2008
Hora: 09h às 18h
Local: Casa do Barão – anexo do Museu Paulista - Universidade de São Paulo – Rua Barão do Itaim, 140, Itu/SP
Investimento: R$ 90,00 e desconto de 50% para estudantes. Será fornecido certificado de participação.
Mais informações: (11) 4013-0912
Hotsite: http://www.jornalismo20.com.br/

terça-feira, 18 de novembro de 2008

VIMEO X YOUTUBE: QUALIDADE OU VISIBILIDADE ?

Na hora de escolher o site de hospedagem de video, você posssivelmente já teve este dúvida: Vimeo ou Youtube? Eis a questão.
Venho notando um crescente uso do Vimeo nos blogs e sites de jornalismo colaborativo. Os videos postados no Vimeo, além de formato do tipo wide, tem disponível a opção em HD. O site não é tão popular como do Youtube, mas a qualidade é bem superior. Então, você pode optar em colocar seu video em um servidor com mais acessos (seu video com certeza será mais visto no YT) ou priorizar a qualidade. 

MELHOR QUALIDADE NO YOU TUBE

O usuário, agora, pode programar sua conta no Youtube para sempre assistir na melhor qualidade que o site proporciona, bem como usar a mesma resolução em códigos para linkar e acoplar as mídias em páginas virtuais.

Para assistir sempre a melhor qualidade dos vídeos, basta clicar em “Conta”/ “Configurações de reprodução”/ e selecionar a opção “Tenho uma conexão rápida. Sempre reproduzir vídeos de alta qualidade, quando disponíveis”. Por conseqüência, a ativação ocasionará um maior tempo de espera para carregar vídeos.

A melhor qualidade que o site disponibiliza é o formato “22”, também conhecido por 720p. Ainda são poucos os vídeos disponíveis nesta versão, mas a diferença da imagem é bem grande em relação aos outros de baixa qualidade. Para mandar links nesta resolução basta colocar o código “&fmt=22” no final da URL. 

EXEMPLOS

Veja um exemplo alta qualidade clicando aqui.

Agora, compare com a versão normal (só funcionará se a opção de 'conexão rápida' estiver desligada).

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Oi oferece teste gratuito de serviço 3G

Clientes que comprarem o modem 3G da Oi podem experimentar o serviço gratuitamente até o fim do ano.

Caso não goste do serviço, o cliente poderá cancelar o serviço até o fim do ano. “Se estiver insatisfeito, pode ir embora sem pagar multa”, disse João Silveira, diretor de unidade de negócios de varejo da Oi.
Para experimentar o serviço Oi Velox 3G, o cliente precisa adquirir o modem 3G da Oi. O aparelho é desbloqueado e custa R$ 299. A promoção é válida para novas adesões, com contratos assinados a partir do dia 17 de novembro.
Se o cliente resolver continuar com o serviço em 2009, ganhará crédito em suas mensalidades por dez meses. O crédito será de acordo com o plano escolhido, sendo de 30% do valor do plano para os planos de velocidades de 1 Mbps e 600 Kbps e 15% para o plano de 300 Kbps.
Há três opções de velocidade: 300 Kbps (mensalidade de R$ 59,90), 600 Kbps (R$ 79,90 mensais) e 1 Mbps (R$ 119,90 mensais). Há uma franquia de 10 GB por mês. Se for ultrapassada, o cliente paga por dados avulsos (R$ 0,10 por megabyte).
O Oi Velox 3G está disponível em 50 municípios, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Verifique a área de cobertura no endereço www.oi.com.br/cobertura3g.

Jornal da Globo estréia coluna sobre tecnologia


A TV aberta começa a abrir espaço para programas especialmente voltados a tecnologia e informática. Exemplo disso é o "Jornal da Globo" que a partir de agora tem uma coluna quinzenal sobre tecnologia. O jornalista Ernesto Paglia  fará reportagens sobre as últimas novidades do setor e contará histórias de consumidores que utilizam todo o tipo de tecnologia no seu dia-a-dia. Ele também dará dicas práticas sobre o mundo digital. E a interação com o telespectador será grande: haverá de reuniões de pauta online e os internautas serão convidados a escolher o nome da coluna.
Na primeira matéria, o assunto foi sobre a rede wifi. Confira no video abaixo:

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Uma homenagem a vida!


O final de ano se aproxima. O clima de Natal e a chegada de um novo ano nos fazem refletir sobre valores como amizade, família e amor. Pessoalmente tenho diversos motivos para comemorar. O ano de 2008 tem um saldo positivo. Tanto profissionalemnte como pessoalmente. Minha duas princesas (Fernanda e Sophia) comemoraram aniversário nestes próximo 30 dias, respectivamente 10 e 1 ano. Este video é uma homenagem a elas, e a minha esposa Selma.  

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CNN estréia repórter holográfico


As eleições presidenciais americanas foram uma vitrine para as empresas de comunicação testarem e apresentarem novas tecnologias, integrações e abordagens de conteúdo no jornalismo. Em excelente post, Tiago Dória apresenta algumas destas tecnologias em seu blog, como o uso de jornalismo participativo, redes sociais, tags e gráficos. Mas nada foi tão impactante como o uso da “tecnologia de holograma” que a CNN fez durante a apuração. Uma repórter que estava na rua aparecia no estúdio em holograma.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Jornalistas cada vez mais blogueiros

Os jornalistas responsáveis pelo Online Journalism Blog realizaram uma pesquisa sobre a relação da atividade jornalística e o uso de blogs, com a intenção de ilustrar o efeito que a ferramenta online tem na vida dos profissionais de mídia.
 
Ao todo, foram entrevistados 200 jornalistas de trinta países, entre junho e julho deste ano. Dividida em sete partes - incluindo a contextualização e a metodologia aplicada -, a pesquisa analisa, também, se o fato de manter um blog provocou mudanças na forma do jornalista apurar, produzir a notícia e se relacionar com a audiência.
 
O ponto principal levantado pelo grupo mostra que manter um blog afeta a maneira como o profissional atua em outras mídias. Por exemplo, a experiência de blogar mudou a forma como jornalistas pensam e trabalham suas pautas, mais evidentemente para os freelancers e profissionais que atuam na Internet, que para os que estão nos meios impressos (jornais e revistas).

O blog Intermezzo também publicou um estudo semelhante sobre o perfil dos jornalistas blogueiros em 20 países ibero-americanos, feito pelo Departamento de Jornalismo da Universidade de Málaga, na Espanha.
 
Alguns pontos importantes:
> 61,9% acredita que a maior conquista de seu blog foi falar com a audiência;
> 52,4% alegou ter uma liberdade editorial que não tem no meio para o qual trabalha;
> 63% recebe comentários ofensivos;
> 3 em cada 4 entrevistados consideram que praticam jornalismo de opinião através do blog;
> 63% não se preocupa com a questão do copyright.
 
E, para surpresa, a maioria dos jornalistas que tem blog não trabalha com Internet, mas com jornal impresso. Os que trabalham com televisão são os que menos utilizam à ferramenta.
Fonte: Itu.com

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

iG integra rede social e jornalismo colaborativo

O iG lançou nesta segunda-feira (03/11) a versão renovada do Minha Notícia, canal de jornalismo participativo do portal.

Com novos recursos para valorizar a colaboração dos usuários, o serviço amplia a interatividade e inclui ferramentas como assinatura via RSS, tags para assuntos mais noticiados e rankings dos colaboradores mais ativos, das notícias mais lidas e das regiões do Brasil com maior participação. Com a reformulação, o internauta pode enviar fotos, vídeos e até arquivos de áudio.

O Minha Notícia foi lançado pelo iG em julho de 2006 e representa um conceito inovador de jornalismo participativo na internet. Os internautas mandam suas notícias e a equipe de jornalismo do portal faz a apuração, edita e publica o conteúdo aprovado, com o devido crédito e sob uma licença Creative Commons.

Em conjunto com o Minha Notícia, o portal apresenta o Perfil iG, que registra todo o conteúdo produzido pelos colaboradores. O serviço permite manter uma página com informações pessoais, fotos e lista de amigos. Entre outras funções, o Perfil iG traz a relação de todas as notícias já publicadas pelo usuário e seus amigos, além de informar as mais acessadas e as que têm a melhor avaliação.
Fonte: Adnews