terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vivo lança rede 3G HSPA+ no Brasil


Durante uma coletiva de imprensa em São Paulo, nesta terça-feira (22/11), a Vivo anunciou o lançamento da evolução de sua rede de dados 3G: o HSPA+; um nível acima do HSPA tradicional, porém ainda abaixo do tão aguardado LTE (que vem sendo chamado de 4G nos Estados Unidos). A operadora promete que a taxa média de navegação é de 3 Mbps, com direito a picos de 6 Mbps se as condições forem favoráveis.
O diretor-geral do Grupo Telefônica Vivo, Paulo César Teixeira, anunciou o plano Vivo Internet Brasil 10 GB como o primeiro do país a contar com a alta velocidade de conexão móvel. Os clientes que optarem pelo plano terão direito à franquia mensal de 10 GB pelo valor de R$ 199,90, com direito ao modem gratuito, inicialmente fornecido pela ZTE. Quem já é assinante do plano automaticamente passará a navegar em velocidades mais elevadas.
A Vivo mantém a promessa de nunca deixar o consumidor sem internet. Teixeira explicou que, ao exceder o limite de 10 GB, a velocidade de conexão cairá para 256 kbps até o fim do ciclo de cobrança. É importante observar que clientes de planos mais simples da família Vivo Internet Brasil não têm direito ao HSPA+.
Durante o lançamento, a Vivo demonstrou o 3GPlus (nome comercial adotado por eles para o HSPA+), por meio de teste feito com um modem compatível com a tecnologia. A taxa de download obtida na sede da Vivo — ao lado de uma enorme antena da companhia — foi de 6.212 kbps, com upload de 825 kbps.
Toda a rede 3G da Vivo passou por melhorias de hardware e também de software para suportarem o HSPA+. Um dos engenheiros da operadora explicou que essa tecnologia de troca de dados aproveita melhor o espectro de telecomunicações. Qualquer cliente em roaming que seja assinante do pacote Vivo Internet Brasil 10 GB continuará navegando com taxas mais altas.
A Vivo decidiu não comercializar o HSPA+ (ou 3GPlus, como eles estão chamando) em outros estados. Haverá comerciais em mídia impressa e eletrônica somente na Grande São Paulo, e o plano será oferecido somente para clientes com linha telefônica de DDD 011. No entanto, esses mesmos clientes poderão usar o HSPA+ em outros estados.
A tecnologia HSPA+ depende de aparelhos compatíveis. A Vivo anunciou que o Samsung Galaxy SII e o Samsung Galaxy Tab 10.1 serão os primeiros gadgets subsidiados vendidos junto com o plano anunciado. Outros aparelhos chegarão em breve, confirmou o diretor-geral.
Com informações do Tecnoblog.

Nenhum comentário: