quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

JORNAL A TARDE ADOTA QR CODE EM SUA VERSÃO IMPRESSA

O Grupo A Tarde é a primeira empresa de comunicação do Brasil a utilizar um QR Code acompanhando matérias de uma publicação impressa. A novidade faz parte do projeto de convergência de mídias do grupo.
"O QR Code vai ajudar a suprir as necessidades de informação, proporcionar uma maior integração entre as mídias e a ampliação da interatividade com o público", diz Sylvio Simões, diretor executivo do Grupo A Tarde. O QR Code (sigla do código 2D que significa Quick Response) é o primeiro passo para o acesso móvel. "O celular pode dar acesso à notícia em diversos formatos, em qualquer tempo e lugar", diz Ranulfo Bocayuva, diretor executivo do grupo.
Para a editora-coordenadora de Jornalismo Integrado, Mariana Carneiro, A Tarde sai na frente ao oferecer o QR Code aos seus leitores. "No campo do jornalismo, não conhecemos nenhuma experiência semelhante no Brasil. Somos pioneiros nisso", comemora.
Segundo os dirigentes do jornal, o QR Code é o pontapé inicial para a oferta de novos serviços de informação móvel. Os códigos que aparecem nesta edição impressa já oferecem a possibilidade de navegar pelo mais recente mecanismo de comunicação e informação.
As informações são do jornalista Rodrigo Vilas Boas, de A Tarde.

Uso – O acesso ao QR Code é simples. O usuário precisa baixar um software da internet para o celular ou computador – no último caso, depois terá que fazer a transferência para o seu aparelho móvel. 
Existem alguns sites que já oferecem o aplicativo sem cobrar nada. E mais: que informam quais aparelhos funcionam com o programinha. Para acessar o QR Code, é preciso abrir o programa e enquadrar o código com a câmera do celular. O próprio programa orienta o enquadramento e faz a leitura, exibindo o conteúdo. 
É importante lembrar que, mesmo se o aparelho estiver de cabeça para baixo, a leitura será feita. Mas o QR Code deve ser enquadrado na posição vertical, e o celular deve ficar em posição paralela à página do jornal. 
Ao decifrar QR Code, o usuário é automaticamente direcionado a um link ou texto. Se for a um link, caso opte por navegar a partir dele, o usuário estará sujeito à cobrança pelo tráfego de dados de acordo com o contrato com a operadora de telefonia. 

Confira alguns sites para baixar de graça o QR Code:
http://qrcode.kaywa.com
http://reader.kaywa.com 
www.quickmark.com.tw/En/basic/download.asp 
www.getjar.com/products/5265/J2MEQRCode 
http://activeprint.org/glass.html 
www.i-nigma.com/personal
OBS: O celular deve ter lentes VGA ou superior e ter suporte a JAVA.

Nenhum comentário: