sábado, 4 de dezembro de 2010

IPAD: publicações em interface multi-touch



O IPAD chegou com tudo. Mas o que este gadget pode mudar em nosso meio profissional, agora que foi oficialmente lançado no Brasil ?
Dentro da proposta de nosso blog, inicialmente, temos que dizer que o Ipad é um gadget essencialmente de consumo em mobilidade (navegação, games, leitura, etc). Isto mesmo: a ausência de uma câmera ou entradas para outros gadgtes jornalísticos, o torna inútil (por enquanto) para produção em mobilidade.
Assim, voltamos ao enfoque do título, e mostremos o que algumas empresas jornalísticas brasileiras vem fazendo para criar suas versões em interface multi-touch do tablet.
A maioria dos grandes jornais e revistas do Brasil já tem suas versões na APP STORE (a loja oficial do fabricante) desde outubro. São oferecidas gratuitamente e muitas delas, recorreram a empresas terceirizadas, para a produção das versões touchs.
Conforme o blog do MACMAGAZINE "nos últimos meses, a [empresa paulista ] FingerTips trabalhou na criação de uma solução de publicações digitais destinada a incluir revistas no iPad por meio de aplicativos da App Store, a exemplo do que começou a ser feito de forma individual por algumas editoras brasileiras, como a Abril. O principal objetivo desta solução é oferecer às editoras a oportunidade de adaptar suas revistas para a plataforma móvel da Apple rapidamente, algo que nem sempre é possível devido aos investimentos eminentes que são necessários para diagramá-las especificamente para a tablet. Teoricamente, é possível oferecer inovações em interfaces de usuário por meio desse processo, mas, para muitas editoras, adotá-lo pode ser pouco viável porque nem todas podem aumentar sua força de trabalho para se dedicar a produtos como o iPad."
Outra empresa que vem se dedicando a produtoção de conteúdo para os tabletes é a Buena Estudios, e, a Sete graus, empresa de tecnologia, que criaram a revista “Comunicação 360º” para o iPad. Conforme noticiado pelo site PRONEWS o ponto interessante do projeto "são as novas possibilidades para os anúncios, que em uma revista de papel se resume a uma foto ou arte com texto. Já no iPad podem se transformar em uma animação, um vídeo ou uma imagem em 3D."
Se você conhece empresas que ofereçam alternativas para médias ou pequenas empresas de comunicação em interface IPAD entre em contato com nosso blog, para que possamos divulgar por aqui.


Nenhum comentário: