terça-feira, 30 de novembro de 2010

Twitter vira "arma" de jornalistas e moradores cariocas


Diante da onda de violência ligada ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro, jornalistas e moradores da cidade criaram formas originais de trocar informações na internet, principalmente pelas redes sociais.

O blog Caso de Polícia, do jornal Extra, se tornou uma importante fonte de referência sobre os ataques organizados pelos traficantes desde o domingo 21, seguidos de operações policias no Complexo do Alemão, na zona Norte do Rio. Com as hashtags #everdade e #eboato, jornalistas diferenciaram fatos de boatos no blog e num perfil no Twitter.

O estudante de jornalismo Pablo Tavares lançou a conta @CaosRJ para relatar testemunhos de terceiros sobre os ataques e as operações policiais, como explica o Portal Imprensa.

Um grupo de jovens moradores do Complexo do Alemão narrava a invasão policial em tempo real pelo perfil @vozdacomunidade, que ganhou 20 mil seguidores em apenas dois dias, e se tornou a principal fonte de informações vindas de dentro da comunidade. A cobertura, comandada pelo jovem Renê Silva, de 17 anos, chamou a atenção da imprensa e o @vozdacomunidade foi citado como fonte e notícia em diversas matérias de jornais e TVs.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio também usou o perfi @SegurançaRJ para transmitir pronunciamentos de autoridades respondendo ao vivo, por Twitcam, perguntas dos moradores sobre a violência na cidade. O jornal O Globo criou no Google um "Mapa da Guerra", identificando os locais dos ataques e as reações da polícia.

Fonte: http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/node/3827

Nenhum comentário: