quarta-feira, 26 de março de 2014

Dê uma turbinada em seu smartphone!

Os celulares estão cada vez mais modernos e cheio de recursos. Mas existem acessórios que podem ajudar ainda mais àqueles que produzem jornalismo em mobilidade.
Que tal por exemplo, aproveitar suas lentes profissionais no seu smartphone? Com a capinha SLR Mount você pode ter aquela foto profissional tirada do celular. Este e outros Gadgets muito legais você encontra na Photo Jojo. Visite: http://photojojo.com/store/






terça-feira, 25 de março de 2014

Uma revista de moda com fotos apenas do Lumia 1020

Se tem uma coisa que não se discute é a qualidade absurda que a Nokia atingiu nas câmeras de seus smartphones. Apenas pela expertise de hardware a empresa já recuperou muito mercado graças à parceria com a Microsoft, ainda que o Windows Phone seja o terceiro SO mobile mais utilizado, com um mercado minúsculo. Só que se há um motivo para adquirir um Lumia, principalmente os tops de linha esse é a câmera. Para pessoas que não precisam andar com uma DSLR na bolsa mas precisam ou gostaria de tirar fotos com qualidade, o Lumia 1020 se tornou praticamente item obrigatório. Quão importante, você pergunta? Seu poder de fogo já foi comprovado em sessões de fotos profissionais, num nível que o iPhone não atinge. Publicitários já utilizaram o aparelho em campanhas e a revista alemã Blonde Magazine já teve uma foto de capa tirada com o aparelho. Mas esse seria o limite? Seria possível lançar uma revista de moda apenas com fotos do Lumia 1020 e alcançar um resultado tão bom quanto as melhores câmeras do mercado? A equipe da revista britânica Centrefold mostra que sim. Para a décima edição da revista de moda bianual o time de fotógrafos utilizou somente o 1020, nas mais diversas situações: desde ambientes controlados a fotos externas. O resultado?


 

Centrefold Behind the Scenes from Protein® TV on Vimeo.

Fonte: http://meiobit.com/282605/centrefold-magazine-edicao-10-todas-fotos-lumia-1020-fotografos-profissionais/#more-282605

segunda-feira, 1 de abril de 2013

NYT e Instagram: Um marco na evolução da fotografia na imprensa





O telefone celular e suas funcionalidades estão cada vez mais próximos dos profissionais que fotografam, filmam e editam imagens. Neste domingo (31/03), a foto de capa do renomado jornal americano New York Times foi retirada com um celular com o auxílio da ferramenta Instagram.

O autor foi o fotógrafo esportivo Nick Laham e o sucesso da foto foi tão grande que o banco de dados de foto, Getty Images, licenciou o acervo de fotos do Instagram do profissional.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Vai começar o MediaOn e Rumos 2012

A 6ª edição do MediaOn - Seminário internacional de jornalismo online e o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural irão discutir o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta - ou deveria se comportar - diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. Os encontros são promovidos pelo Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, e o Itaú Cultural entre os dias 4 e 7 de dezembro. Em 2012, o evento conta ainda o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.
O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne, anualmente, profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças no meio. Nas últimas edições, contou com profissionais de veículos como BBC, The New York Times, CNN, Globo, Facebook, The Guardian, Pro-Publica, Google, Microsoft, Clarín, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Abril, além de agências, anunciantes e especialistas.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Operadoras investem em evolução do 3G

As operadoras de telefonia, sem fazer muito barulho, começaram a oferecer um serviço 3G com maior velocidade, o HSPA+. Por enquanto, Claro (com o nome 3GMax) e Vivo (3GPlus) já estão no jogo - que pode vir a ser mais importante nos eventos internacionais a serem sediados no Brasil, como Copa do Mundo e Copa das Confederações, do que o vindouro LTE/4G.
Entenda como funciona a tecnologia do HSPA+ no ZTOP.
O Olhar Digital fez uma matéria sobre o assunto:



A Vivo até fez uma tabelinha com os modelos – a lista é bem completa:



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O que a Globo busca nos novos talentos do jornalismo


Em seu hotsite Banco de Talentos, a TV Globo, apresenta o "perfil" do jornalista que deseja trabalhar em suas produções. "Fotografar, filmar, editar, criar e escrever. Essas são algumas das muitas habilidades do repórter do setor de Internet da TV Globo. As tarefas fazem parte do dia a dia desse profissional, que precisa reunir diversas competências. Para ocupar o cargo, não basta fazer boas entrevistas e escrever bem. O novo profissional que a TV Globo procura precisa ser multimídia, com noções de fotografia, edição e captura de vídeo, além de estar sempre atualizado sobre novas ferramentas e possibilidades da internet que surgem diariamente. Segundo a gerente de conteúdo de internet, da área de entretenimento, Bianca Kleinpaul, o profissional deve ser, sim, multimídia, mas sempre focado na função principal de um jornalista: escrever um bom texto. “A qualidade do conteúdo é tão ou mais importante quanto à forma em que o apresentamos. Vídeos, infográficos e aplicativos ajudam a enriquecer seu texto e a ‘prender’ o leitor no seu site. O bom repórter de internet tem que estar atento a tudo isso, mas sempre focado na boa escrita”, explica. Outro ponto importante no dia a dia de um jornalista da área da internet é a velocidade. Muitas vezes você apura uma matéria para ser publicada logo em seguida. “Mas sempre aliando qualidade do texto ao timing de atualização do site”, completa Bianca, que destaca ainda a criatividade como qualidade essencial para um jornalista da internet.

E aí? Ficou interessado em trabalhar na área de internet? O profissional que sonha em fazer parte dessa equipe deve estar preparado para realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, com criatividade e bom texto. A união de todas essas características vai garantir a você grandes chances de conquistar sua vaga no setor que mais cresce na TV Globo. Para fazer parte dessa equipe, cadastre seu currículo e boa sorte!

Participação do leitor é o futuro do jornalismo, diz especialista



O crescimento das mídias sociais criou uma cultura de colaboração entre leitores e veículos de comunicação que será o futuro do jornalismo, segundo Meg Pickard, diretora de Estratégias para Mídias Digitais do jornal britânico "The Guardian".
A executiva participou ontem do primeiro dia de palestras do MediaOn, 5º Seminário Internacional de Jornalismo On-line em São Paulo.
"A participação virou o coração do novo jornalismo. A tecnologia já permite que os leitores participem de toda a produção de notícias", disse.
O desafio está em manter uma rotina de assuntos interessantes o suficiente para gerar debates permanentes entre os leitores, que já se acostumaram ao relacionamento via redes sociais.
"Cientes desses assuntos relevantes, os leitores tornam-se leais à publicação e voltam a navegar e a comentar as notícias", afirmou.
Hoje, o jornal tem 50 milhões de visitantes mensais em seu site e 232.566 exemplares impressos diários.
Dois foram os episódios de participação intensa de leitores no "Guardian". Um aconteceu há dois anos, com a investigação das despesas dos parlamentares britânicos.
Segundo Pickard, na ocasião foram publicados 500 mil documentos referentes ao assunto na internet.
O jornal incentivou os leitores a observar os dados de seus parlamentares preferidos e relatar suspeitas à equipe editorial. Quase 25 mil pessoas colaboraram.
Outro episódio veio neste ano, com a criação de um programa para os leitores vigiarem as estradas próximas às suas cidades. Cerca de 400 mil visitas foram direcionadas ao sites.

CONSUMO NACIONAL
Tradicionalmente afeitos às mídias sociais, os brasileiros têm um dos maiores potenciais de interação com os veículos de comunicação. Nesse processo, smartphones e tablets ganham relevância.
Segundo a consultoria comScore, 1% do tráfego de todas as páginas de internet visitadas no país em outubro -ou 1 bilhão em 100 bilhões visitadas- veio de smartphones ou tablets.
O volume parece pequeno, mas, para a leitura de jornais, a participação desses equipamentos móveis é mais que o dobro: 2,4%.
O Brasil é hoje o segundo país do mundo no acesso a páginas de notícias e informação, atrás apenas dos Estados Unidos.
No país, 99,2% dos internautas brasileiros com 15 anos ou mais acessam sites do gênero todos os meses, ainda segundo a consultoria.

Fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Folha destaca evolução das transmissões por celulares



Em matéria especial do Caderno TEC de (28/11/11), a Folha de S. Paulo fala sobre o avanço das transmissões de video por usuários amadores. Em "Você é a TV" a reportagem diz que a "Evolução dos celulares com câmera e da internet móvel permite que qualquer pessoa faça, sozinha, transmissões ao vivo de eventos". A matéria fala da experiência de Tim Pool e Adolfo Martins que "não pertencem a nenhuma emissora de TV. Mas ambos transmitiram eventos ao vivo em suas respectivas cidades, Nova York e São Paulo, portando apenas um celular". A maior diferença técnica entre os dois momentos é também o maior vilão desse formato: a banda larga móvel ainda insuficiente. Se nos EUA Pool contou com uma rede 4G, no Brasil Martins penou com diversas quedas do link ao vivo pela rede 3G. 
Acompanhe também os principais programas usados nas transmissões, bem como os equipamentos utilizados por Tim e Martins.


Veja aqui a matéria completa (APENAS PARA ASSINANTES UOL/FOLHA)





terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vivo lança rede 3G HSPA+ no Brasil


Durante uma coletiva de imprensa em São Paulo, nesta terça-feira (22/11), a Vivo anunciou o lançamento da evolução de sua rede de dados 3G: o HSPA+; um nível acima do HSPA tradicional, porém ainda abaixo do tão aguardado LTE (que vem sendo chamado de 4G nos Estados Unidos). A operadora promete que a taxa média de navegação é de 3 Mbps, com direito a picos de 6 Mbps se as condições forem favoráveis.
O diretor-geral do Grupo Telefônica Vivo, Paulo César Teixeira, anunciou o plano Vivo Internet Brasil 10 GB como o primeiro do país a contar com a alta velocidade de conexão móvel. Os clientes que optarem pelo plano terão direito à franquia mensal de 10 GB pelo valor de R$ 199,90, com direito ao modem gratuito, inicialmente fornecido pela ZTE. Quem já é assinante do plano automaticamente passará a navegar em velocidades mais elevadas.
A Vivo mantém a promessa de nunca deixar o consumidor sem internet. Teixeira explicou que, ao exceder o limite de 10 GB, a velocidade de conexão cairá para 256 kbps até o fim do ciclo de cobrança. É importante observar que clientes de planos mais simples da família Vivo Internet Brasil não têm direito ao HSPA+.
Durante o lançamento, a Vivo demonstrou o 3GPlus (nome comercial adotado por eles para o HSPA+), por meio de teste feito com um modem compatível com a tecnologia. A taxa de download obtida na sede da Vivo — ao lado de uma enorme antena da companhia — foi de 6.212 kbps, com upload de 825 kbps.
Toda a rede 3G da Vivo passou por melhorias de hardware e também de software para suportarem o HSPA+. Um dos engenheiros da operadora explicou que essa tecnologia de troca de dados aproveita melhor o espectro de telecomunicações. Qualquer cliente em roaming que seja assinante do pacote Vivo Internet Brasil 10 GB continuará navegando com taxas mais altas.
A Vivo decidiu não comercializar o HSPA+ (ou 3GPlus, como eles estão chamando) em outros estados. Haverá comerciais em mídia impressa e eletrônica somente na Grande São Paulo, e o plano será oferecido somente para clientes com linha telefônica de DDD 011. No entanto, esses mesmos clientes poderão usar o HSPA+ em outros estados.
A tecnologia HSPA+ depende de aparelhos compatíveis. A Vivo anunciou que o Samsung Galaxy SII e o Samsung Galaxy Tab 10.1 serão os primeiros gadgets subsidiados vendidos junto com o plano anunciado. Outros aparelhos chegarão em breve, confirmou o diretor-geral.
Com informações do Tecnoblog.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Toughpad da Panasonic: o tablet Android mais "forte" do mercado



Já disse aqui em meu blog que os tablets nasceram com o objetivo principal de consumir conteúdo. Mas com os últimos lançamentos e desenvolvimento de novos aplicativos, os tablets passaram a ser uma mão na roda para os jornalistas, em suas atividades fora da redação. E a prova disso é o lançamento do Toughpad da Panasonic: o tablet Android mais "forte" do mercado.
A Panasonic já fabrica há algum tempo os Toughbooks, notebooks que são mais resistentes do que o normal, podendo passar ilesos em diversos desastres naturais ou quedas acidentais. A empresa anunciou em junho desse ano que iria exportar essa filosofia para os tablets Android também. Mas foi apenas essa semana que os gadget ganhou o nome oficial, Toughpad, e teve suas especificações detalhadas, além de preço e data de lançamento.

CARACTERÍSTICAS

O Toughpad A1 vem com uma tela de 10,1 polegadas, 1024 x 768 pixels de resolução, 500 nits de brilho e proteção anti-reflexo. Seus compomentes internos incluem um processador Marvell dual core com 1,2 GHz de clock, 1 GB de memória RAM, 16 GB de armazenamento interno com capacidade para expansão via slot microSD, câmera frontal de 2 megapixels, traseira com 5 megapixels e flash de LED e bateria com 4590 mAh de capacidade (com duração estimada em até 10 horas).

Em termos de conectividade o tablet também impressiona: o Toughpad vem com suporte a redes 4G LTE e Wimax, 3G, GPS, WiFi 802.11 a/b/g/n e Bluetooth 2.1. Além do A1 a Panasonic já planeja lançar também o B1, com uma tela de 7 polegadas e que deve ter especificações parecidas, mas vai ser obviamente mais barato. Ambos, no entanto, vão ser lançados com o Android 3.2 Honeycomb entre março e maio do ano que vem. O preço do A1 será de US$ 1.299,00.
A proteção de ambos fica por conta do seu chassi de liga de magnésio com Elastomer (que a Wikipédia me diz  que é um tipo de borracha vulcanizada), proteção das portas e certificação de resistência IP65 e MIL-STD-810G, sendo esse último o responsável por fazer do tablet um equipamento aprovado para uso militar nos EUA.

Veja no vídeo abaixo exemplo de uso do Toughpad em que mostra quais as adversidades o Toughpad é capaz de suportar.



Com informações do Technoblog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Google cria site para incentivar web móvel


A Google está desenvolvendo campanhas para incentivo de web móvel e colocou no ar o site GoMo, que tem como objetivo disponibilizar dados e dicas para empresas criarem sites móveis.
O canal mostra a importância da presença móvel, com dados como: em 2013 os acessos a internet por meio do celular será maior que os acessos pelo PCs. O site traz uma série de dicas sobre como deve ser um site móvel e ainda uma área para testar se o seu site está bem adaptado em dispositivos móveis.

domingo, 23 de outubro de 2011

IMAGENS QUE ENTRAM PARA HISTÓRIA

Desde que os celulares com câmeras foram inventados e se tornaram tão populares, o jornalismo participativo passou por uma revolução. Lugares mais remotos do planeta, que seria impossível a presença de agências de notícias com seus aparatos de reportagem, têm pessoas com seus gadgetes prontos para registrar um flagrante. A criação dos sites de compartilhamento de video, como o Youtube, e os das redes sociais (Twitter,Facebbok, etc) permitiram uma maior divulgação de videos que antes poderiam ficar restrito aos seus autores.
Nos últimos 10 anos, poderíamos enumerar aqui videos que já entraram para história da humanidade e do jornalismo, graças aos "repórteres cidadãos".
A captura e a morte do ditador líbio deposto Muammar Gaddafi é mais um exemplo deste modelo de jornalismo. São imagens que entram para história. A seguir, as fortes cenas captadas pelo rebeldes da Líbia que ganharam as emissoras de TV de todo o mundo:

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vilma, a taxista-repórter, aplica jornalismo em mobilidade na novela da Globo

A personagem Vilma Prado (Arlete Salles) vem demonstrando ao público os princípios do jornalismo participativo, também denominado jornalismo cidadão, na novela "Fina Estampa" da TV GLOBO. Após ter o táxi reformado pelo programa Caldeirão do Huck, no quadro "Lata Velha", o apresentador lhe presentou também com um "notebook turbinado". Luciano sugeriu que Vilma aproveitasse o computador para mandar notícias da cidade para equipes de jornalismo, e ela se amarrou na ideia. “Gente, eu vou virar uma cinegrafista amadora ao volante! Não tem o Globocop? Pois eu vou ser uma repórter sobre rodas! Não falei? Agora ninguém segura Vilma Moreira, do Jardim Oceânico para o mundo!”, afirmou a taxista.
E Vilma não perdeu tempo. Logo começou a fazer sucesso com o jornalismo participativo, dando um grande furo de reportagem para um emissora de TV. Confira no video
http://www.youtube.com/watch?v=b1xjwleQRLg

sexta-feira, 29 de abril de 2011

DEJERO: GADGET PARA TRANSMISSÃO AO VIVO EM 3G

A IMAGES, empresa brasileira em soluções eletrônicas de comunicação, traz para o país a tecnologia Dejero. O gadget é uma alternativa em transmissão de vídeo ao vivo com qualidade de radiodifusão através das redes de telefonia 3G. O equipamento visa eliminar a complexidade, limitações e despesas significantes com satélites ou caminhões de microondas. Onde houver a cobertura da rede celular 3G, você pode transmitir vídeo ao vivo de forma imediata.
Confira no criativo video a apresentação do produto:



Confira também outra alternativa em transmissão 3G: "Cube Teradek"

sexta-feira, 11 de março de 2011

JORNALISMO PARTICIPATIVO: TERREMOTO E TSUNAMI NO JAPÃO

Novamente as câmeras e aparelhos celulares de "cidadãos" mostram ao mundo imagens impressionantes que as emissoras de tv oficiais não conseguiriam flagrar. O momento exato do terremoto que destruiu cidades no Japão seguido de uma tsunami, é mostrado com detalhes nos videos abaixo:





terça-feira, 8 de março de 2011

TERADEK E LIVESTREAN LANÇAM CUBO PARA TRANSMISSÕES

Chega ao mercado o "Cube Teradek", novidade que pretende revolucionar as transmissões de video em mobilidade.
O gadegt mais compacto que outros modelos pode ser conectado a qualquer câmara de vídeo com bateria ou usar como um codificador H.264 com alimentação externa.
Basta configurar o aparelho a uma conta do Livestream. O "Cube Teradek" se conectada a internet via Wifi, Ethernet ou rede 4G (em breve falaremos mais sobre a rede). Veja abaixo um video com a apresentação do produto

Cube™ native integration with Livestream.com from Teradek on Vimeo.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CES 2011: NOVOS TABLETS PARA PRODUÇÃO EM MOBILIDADE



O ano de 2011 começa com lançamentos em tablets que com novas funcionalidades são ideais para prática do jornalismo em mobilidade.
Já escrevi aqui no blog que o IPAD, embora um aparelho revolucionário, não é o aparelho mais recomendado para produtividade, já que a ausência de alguns gadgets, como câmera fotográfica, impossibilita o jornalista de desenvolver conteúdo.
Para se ter uma idéia durante s Consumer Electronics Show, (CES 2011) estima-se que devem estar expostos cerca de 80 tablets. O número inclui dispositivos já existentes no mercado e novidades.
Entre os tablets mais completos está o da Motorola, o XOOM, com o sistema operacional Android 3.0, o Honeycomb, para tablets. LEIA A SEGUIR

O número mostra como o mercado de tablets obteve sucesso em 2010 e deve crescer mais ainda esse ano. Segundo uma pesquisa recenta da Forrester, no ano passado foram 10.3 milhões de tablets vendidos, e em 2011 são esperadas 24.1 milhões de unidades.
Os tablets existem há cerca de 30 anos, mas só atualmente, principalmente após o lançamento do iPad, tornaram-se produtos de interesse do consumidor. De acordo com a mesma pesquisa da Forrester, em 2015, um a cada três americanos terá um tablet.

O XOOM

O Motorola Xoom, um dos primeiros concorrentes diretos do iPad no mercado a rodar o Android OS 3.0, o Honeycomb. A nova versão do sistema operacional Android 3.0 é voltada especialmente para tablets. O Honeycomb permite experiências como widgets em tempo real, multi-tasking, Gmail e Youtube otimizados, Google Maps 5 em 3D e, diferente do principal concorrente, suporte para conteúdo Flash.
O Xoom possui um display touch screen de 10.1 polegadas, com resolução de 1280x800, duas câmeras - uma frontal de 2 Megapixels para videochamadas e uma traseira de 5 Megapixel, que faz vídeos HD de 720p - e Wi-Fi. São 32GB de capacidade interna e um processador de dois núcleos de 1 GHz. O tablet também tem acelerômetro, giroscópio, barômetro e e-compass embutidos, além de sensores adaptadores de iluminação.

LANÇAMENTO E PREÇO

O tablet será lançado no primeiro bimestre de 2011 em conjunto com a Verizon, que fornecerá a rede 3G do aparelho. A atualização para 4G deve chegar ainda no primeiro semestre desse ano. O preço do produto ainda não foi divulgado.
Em uma entrevista para a imprensa latino-americana em Las Vegas, Sérgio Buniac ,diretor de produtos móveis da Motorola Mobility no Brasil, afirmou que o produto deve chegar ao mercado brasileiro em meados de abril. O preço ainda não foi confirmado, mas deve ser semelhante ao praticado pela Apple com o iPad no país.

2010/2011: Tecnologia 3G atinge 21 milhões de aparelhos

O uso de internet móvel alcançou aproximadamente 11% dos celulares no Brasil.
A tecnologia 3G, que permite o acesso à internet por meio do telefone, atingiu 21 milhões de aparelhos no ano passado, segundo estimativas da 4G Americas, associação de provedores de serviços e fabricantes do setor. No Brasil há cerca de 200 milhões de telefones celulares atualmente, de acordo com a Anatel. Na América Latina, 2010 fechou com cerca de 36 milhões de assinaturas de banda larga móvel.
Fonte: Folha Online

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

REDETV SELECIONA WEB REPORTER


A RedeTV está com um hotsite do seu projeto Web Repórter e está selecionando profissionais para diferentes regiões do país. É um projeto pioneiro da Redetv! que junta conteúdo participativo, mobilidade, mídias digitais, convergência, jornalismo, televisão e internet em um só profissional.
A emissora diz que há um ano e cinco meses foi criada uma rede de profissionais autônomos para a produção de conteúdo para os programas e jornalismo da emissora. Se selecionado, o profissional Web Repórter recebe uma câmera digital HD e treinamento para capacitação.
Veja exemplo de matéria: