segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Conflito de Gaza: o horror da guerra no Youtube

Com o advento dos canais de video, a cobertura dos conflitos armados devem ser mostrados cada vez mais com riqueza de detalhes. Ofensivas aéreas e outros ataques a militantes do Hamas na Faixa de Gaza são alguns dos videos mais vistos no Youtube neste início do ano de 2009. Algumas imagens, nunca exibidas na TV, podem ser vistas com audio original, revelando o lado mais aterrorizante do conflito.


O exército israelita tornou-se a primeira força armada de um país a ter um canal no YouTube. O novo canal vai publicar vídeos de ataques com rockets palestinianos e operações de socorro. O porta-voz do escritório das Forças de Defesa de Israel, (IDF, na sigla em inglês), disse que o canal - youtube.com/user/idfnadesk - foi criado para "ajudar a levar nossa mensagem ao mundo".
O canal conta já com dez mil subscritores, que podem acompanhar as movimentações das tropas israelitas, os ataques contra Israel e outras informações sobre o conflito da Faixa de Gaza.
Segundo o vnunet.com, já há blogues onde as acções militares são relatadas, um canal do Twitter criado pelo consulado israelita em Nova Iorque sobre os ataques e grupos do Facebook com apoiantes do lado israelita (30 mil subscritores) ou dos “simpatizantes de Gaza”, com 20 mil apoiantes.

Um dos videos mais chocantes, do Ireport da CNN, que mostra o socorro ás vítimas, após a explosão de um bomba, pode ser visto abaixo:


Nenhum comentário: