segunda-feira, 28 de julho de 2008

CONHEÇA O CREATIVE COMMONS

A cada dia a internet é cada vez mais participativa. Textos, fotos e vídeos enviados pelos internautas são publicados sob uma licença Creative Commons. As licenças Creative Commons estão entre a proibição total dos usos sobre uma obra - todos os direitos reservados - e o domínio público - nenhum direito reservado. Elas ajudam a manter os direitos autorais ao mesmo tempo em que permitem certos usos das obras - um licenciamento com “alguns direitos reservados”. Adotar essa licença é muito legal porque permite que você compartilhe suas criações com as outras pessoas, e utilize música, filmes, imagens, e textos on-line que estejam marcados com uma licença Creative Commons. Suas notícias podem chegar a um número muito maior de pessoas, e você pode enriquecer seus escritos com criações de outras pessoas que também tenham adotado o Creative Commons. Parece complicado, mas as regras são simples: É permitido: - copiar, distribuir, exibir e executar a obra - criar obras derivadas - O blog JORNALISMO3G passa a adotar o CC. Ou seja, você pode alterar, transformar ou criar outra obra com base no blog, sob as seguintes condições:

- Atribuição. Quando você quiser reproduzir uma notícia , deve citar o nome do autor –

– e também dar o link para a matéria original do JORNALISMO3G.

- Uso Não-Comercial. Você não pode utilizar textos deste blog com finalidades comerciais. Mas se você tem um blog, um site não-comercial, ou um jornal sem fins lucrativos – na sua faculdade, empresa ou ONG, por exemplo – pode usar os textos do JORNALISMO3G.

- Compartilhamento pela mesma Licença. Se você usar, alterar, transformar, ou criar outra obra com base no JORNALISMO3G, somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta. Isso é legal para que cada vez mais gente adote a licença Creative Commons, de forma que fique mais fácil pra todo mundo compartilhar suas criações e utilizar legalmente as criações de outras pessoas.

- Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra, ou seja, deixar claro que sua obra está sob uma licença Creative Commons e o que isso significa – da mesma forma que estamos fazendo nessa página ou colocando um selo como este aqui no seu site ou impresso.

- Qualquer uma destas condições pode ser renunciada, desde que você obtenha permissão do autor. Legal, né? Mas se você ainda tem alguma dúvida a respeito de Creative Commons, pode visitar o site, que lá tem tudo bem explicado, inclusive num FAQ que responde as principais dúvidas Se você preferir, clique aqui embaixo e assista a um vídeo muito legal contando sobre a origem do Creative Commons e como ele pode facilitar a vida de todo mundo.


Nenhum comentário: