quarta-feira, 9 de julho de 2008

Revista Variety inova com o Qik

Tiago Dória em seu Weblog comenta a experiência da revista Variety na transmissão ao vivo utilizando-se do Qik

"A Variety é o segundo usuário com vídeos mais vistos no Qik. Na verdade, a revista é considerada o primeiro grande veículo a utilizar a ferramenta, que permite fazer transmissões de vídeo ao vivo do celular. Começou a utilizá-la antes mesmo do portal espanhol ADN, que comentei na semana passada.
A Variety vem usando o Qik dentro daquela de idéia de ser imediatista e de que é menos intimidador fazer uma entrevista com um celular do que com uma equipe inteira de vídeo.
Entre as diversas ocasiões, o Qik foi utilizado para mostrar ao vivo e de imediato o clima da pré-estréia do filme Speed Racer - as imagens foram feitas dentro da sala de cinema.
E, em outra oportunidade, para fazer uma entrevista exclusiva com o cineasta Woody Allen, durante um almoço, no festival de Cannes.
Pelo visto, a entrevista foi feita pelo próprio editor da Variety que aproveitou a oportunidade, sacou o seu N95 e começou a fazer a transmissão ao vivo ali mesmo no restaurante do hotel.
Imagina se fosse chamar e esperar a equipe de vídeo da Variety. Até lá o cineasta já teria perdido a vontade para dar a entrevista.
A entrevista segue tranquila, talvez até pelo motivo de não terem várias pessoas e câmeras, mas apenas um celular gravando.
O que acho interessante do Qik é que você pode utilizá-lo não necessariamente para fazer uma matéria ao vivo com começo, meio e fim - a qualidade da imagem não é das melhores.
Mas para criar fragmentos de informações mais imediatistas, uma camada a mais de informação que pode complementar uma reportagem maior, como essas simples e exclusivas imagens do diretor Steven Spielberg em uma cerimônia em Cannes".

LINK PARA O WEBBLOG E VIDEOS:
http://www.tiagodoria.ig.com.br/2008/07/07/revista-variety-comeca-a-utilizar-o-qik/#comment-6054

Nenhum comentário: