terça-feira, 30 de setembro de 2008

REVISTA IMPRENSA: " Blogueiro não é jornalista"


A revista IMPRENSA deste mês traz em sua capa uma afirmação: " Blogueiro não é jornalista".
Uma reportagem especial fala da dos limites e as congruências entre a atividade de blogueiro e o ofício jornalístico, em matéria de capa.
Interessante a entrevista com o jornalista e blogueiro Ricardo Lombardi, da Editora Abril, que em seu blog "Comendo Poeira"  disponibiliza conteúdo para colegas de trabalho que buscam por uma pauta interessante.
Diz o o jornalista: "O blog é um projeto pessoal. Acho que foi a Marília Scalzo que disse uma vez que todo jornalista, seja de texto, foto ou design, deve ter um projeto pessoal para tocar no tempo livre, com a intenção de refrescar as idéias para as atividades profissionais diárias e de não se deixar contaminar apenas com as questões de dentro das redações. Ela está certa. O ponto principal é o seguinte: se antes ajudava uns poucos amigos de São Paulo com meus recortes de jornal ou com meus links, hoje posso ajudar mais pessoas - e de outros estados do país. Gentileza gera gentileza, eu acho. Como projeto pessoal, isso me satisfaz. Muitos dos temas eu mesmo gostaria de perseguir, claro. Mas é melhor passar adiante do que engavetar, certo?". Concordo plenamente Lombardi. 
Em tempo, sou jornalista (com diploma) e blogueiro. E agora sem a exigência do diploma, tem muito blogueiro que virou jornalista...Vai entender esse Brasil!

Nenhum comentário: