quarta-feira, 29 de abril de 2009

Brasil já tem 4,3 milhões de assinantes 3G

È bom ficar de olho nos novos numeros do universo 3g no país. Segundo dados da Anatel, o Brasil ultrapassa a marca de oito celulares para cada grupo de dez pessoas. Mas perdemos para a Argentina, quanto a proporcionalidade. Veja as matérias divulgadas em alguns portais especializados:
 

A Anatel divulgou nesta quarta-feira um documento no qual se consta o número de usuários da tecnologia 3G em 2008 e no primeiro trimestre de 2009. No ano passado, uma média de 200 mil novos usuários assinaram os serviços em cada mês, contabilizando um total de 2,7 milhões no final do ano (modens e celulares). Já nos primeiros meses deste ano, foi registrada uma média de crescimento de 500 mil novas assinaturas (mais de 150 mil por mês), totaizando 4,3 milhões de assinantes 3G no País.

“O forte crescimento do número de assinantes 3G faz com que as operadoras possam, antes do previsto, criar uma maior infra-estrutura para a tecnologia. Cabe, agora, correr contra o tempo e criar redes cada vez mais amplas, pois nada frustra mais o assinante do que pagar por um serviço e não poder usá-lo”, comenta Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina e Caribe.

Foi constatado também que o País aumentou em 82% o número de aparelhos móveis, ultrapassando a marca de oito celulares para cada grupo de 10 pessoas, mesmo assim a média nacional é pequena se comparada aos padrões latino-americanos. A Argentina, Venezuela e Uruguai ultrapassaram os 100%, já o Chile e Colômbia ficaram na casa dos 90%, e o México alcançou os 74%.

PERDEMOS PARA ARGENTINA

Apesar da teledensidade brasileira ter ultrapassado a marca de oito celulares para cada dez pessoas no último balanço da Anatel, o País ainda fica aquém dos padrões latinoamericanos. De acordo com a consultoria 3G Américas, a Argentina o Uruguai e a Venezuela ultrapassaram os 100% em março.

No Uruguai, o índice é de teledensidade é de 113%, ou seja, toda a população tem pelo menos uma linha móvel e há pessoas com mais de um celular. Na Argentina, esse percentual chega a 111%; na Venezuela, a 103%; no Chile, a 96%; na Colômbia, a 91%. Dos países avaliados, apenas o México apresenta índice menor que o Brasil: 74%. 

A 3G Américas destaca que, no primeiro trimestre do ano, o Brasil ganhou 4,3 milhões de novas assinaturas entre celulares e modens de acesso à internet banda larga. 

“O forte crescimento do número de assinantes 3G faz com que as operadoras possam, antes do previsto, criar uma maior infra-estrutura para a tecnologia. Cabe, agora, correr contra o tempo e criar redes cada vez mais amplas, pois nada frustra mais o assinante do que pagar por um serviço e não poder usá-lo”, comenta Erasmo Rojas, diretor para América Latina e Caribe da 3G Américas.

Um comentário:

Cevada Buster TM disse...

Bacana o nov layot o blog, hen, fernando!?

Como vc está, tudobm, certinho?

Abs