terça-feira, 15 de julho de 2008

ACHE SEUS AMIGOS COM IPHONE COM O LOOPT


Loopt, é uma rede social móvel que pode ser usada para ver onde seus amigos estão no momento, a parceria feita com a Verizon possibilitou que o software fosse implantado nos celulares da companhia. Resumindo, um GPS para encontrar os seus amigos!
Esta tecnologia do Loopt ainda não está disponível no Brasil mas deve chegar por aqui com as operadoras junto com os primeiros modelos de iPhone.

DETALHES DO LOOPT

Veja a avaliação de Thais Braga Silva, bacharel e mestre em computação pela UFMG para o blog vettalabs: "O Loopt é utilizado para estabelecimento de redes sociais móveis baseadas em localização, lançado para o IPhone 3G. Como o assunto está relacionado de alguma forma à minha tese de doutorado em desenvolvimento, resolvi pesquisar um pouco sobre ele e descobri que foi desenvolvido por uma pequena empresa do vale do silício que sobrevive ainda de financiamento de risco, podendo ser utilizado não só pelo IPhone, mas em diversos modelos de celulares e smartphones.
O Loopt é um aplicativo muito interessante que explora a noção de posicionamento global do usuário para encontrar e contactar amigos que estejam em um certo círculo de proximidade. Aplicativos desse tipo são chamados de Location-based (baseados em localização) e têm se tornado cada dia mais comuns, principalmente com a popularização do uso de dispositivos GPS em equipamentos móveis.
Esses aplicativos representam uma primeira geração de serviços baseados em contexto e utilizam apenas a informação de localização como dado contextual para oferecer serviços personalizados ao usuário. A tendência é que muitos outros dados desse tipo possam ser incluídos como entradas para os aplicativos, sendo utilizados para aumentar a noção desses sobre as necessidades, preferências, desejos, condições físicas e psicológicas do usuário.
Em linhas gerais, o Loopt é capaz de:
mostrar para o usuário seu posicionamento global em um mapa; permitir que o usuário interaja com o mapa, arrastando-o em todas as direções; mostrar o posicionamento de amigos no mapa; compartilhamento entre amigos de suas posições globais e atividades realizadas; criação e compartilhamento de perfis de usuários de acordo com o gosto e a necessidade de cada um; troca de mensagens dentro de uma determinada faixa de proximidade (as mensagens podem conter inclusive fotos tiradas pelos usuários, as quais já são enviadas com a localização do usuário anexada); aviso de alerta quando algum amigo estiver se aproximando; compartilhamento de comentários e fotos sobre lugares visitados. O Loopt foi desenvolvido por uma empresa do mesmo nome do produto, a qual é ainda considerada uma startup. A história dessa empresa está ligada a outros dois posts que apareceram recentemente por aqui, falando sobre a miniaturização do capital de risco e desenvolvimento de software para o IPhone.
Em 2005 os sócios-fundadores, então alunos de graduação em ciência da computação da universidade de Stanford, conseguiram fundos da empresa Y Combinator (mencionada no post do Cassio como uma das empresas de capital de risco que oferecem investimentos pequenos e de curta duração) e passaram suas férias de verão em laboratórios da mesma, desenvolvendo a idéia do produto.
Ainda em 2005, motivados e inspirados com suas idéias, os sócios largaram a universidade, convidaram mais alguns amigos para fazerem parte da empresa e conseguiram finalizar uma versão estável da ferramenta. Em outubro de 2005 a empresa conseguiu levantar um capital de risco de U$5M de duas empresas: a Sequoia Capital e a New Enterprise Associates. Essas são duas grandes empresas de capital de risco, que foram investidores de empresas como Google, Yahoo!, PayPal, dentre outras.
Em 2006, contando com uma equipe formada, um bom capital financeiro, e a versão inicial do Loopt pronta para entrar em ação, a empresa lança seu software em conjunto com empresas de telefonia celular dos Estados Unidos. Atualmente a empresa possui parceria com as principais operadoras americanas e o Loopt pode ser instalado em mais de 65 modelos de aparelhos celulares, dentre eles o IPhone."

Thais Braga Silva é bacharel e mestre em computação pela UFMG. Atualmente cursa o doutorado na mesma instituição, na área de computação móvel ciente de contexto.

Fonte: http://blog.vettalabs.com/category/mobile/
VIDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=ew94okDkCwU
http://www.youtube.com/watch?v=KhhId_WG7RA

Um comentário:

Alexandre disse...

Bom o blog! Sucesso nesse novo canal...