quarta-feira, 27 de agosto de 2008

GLOBO BUSCA NOVOS CONTEÚDOS COM INTERNAUTA


Parece que a TV Globo decidiu investir pesado na participação dos internautas na geração de conteúdos alternativos para seus programas. Os principais da grade criaram links para envio de videos. Os mostrados acima são uma amostra do que existe atualmente, onde o internauta é convidado a enviar seus videos em diversos formatos.
Fora do país, essa tendência já é muito bem explorada. Diversos sites se tornaram referência em notícia e opinião por aproveitar a eficiência dos internautas. Um dos pioneiros é o sul-coreano OhmyNews. Lançado em fevereiro de 2000, a página se tornou a primeira iniciativa de jornalismo participativo bem-sucedida. O número atual de acessos diários – que oscila entre 5 e 10 milhões – diz muito da relevância do modelo criado por Oh Yeon Ho. E a internet brasileira começou a sentir os efeitos dessa aposta do internauta com o Overmundo. Nele o usuário pode publicar uma notícia, uma foto, um conto ou um poema, comentar o que foi divulgado, sugerir que um detalhezinho de um texto seja trocado aqui e ali, votar no que achou melhor, debater, baixar as músicas dos outros internautas e oferecer as suas, remixá-las e... ufa! Em suma: o site só funciona com as contribuições.

DÁ PARA GANHAR DINHEIRO ?
Talvez você esteja se perguntando o quanto cada internauta receberia fazendo o trabalho, e a resposta é: nada. Nesse modelo de internet, o internauta faz tudo de graça. Há experiências bem-sucedidas no exterior que apontam para a remuneração dos internautas – o Newsvine e o Digital Journal, por exemplo, e até mesmo o OhmyNews. Por aqui, o FIZ já paga R$ 50 por minuto de video utilizado na TV.

Nenhum comentário: