quinta-feira, 3 de setembro de 2009

3G está em apenas 11,3% dos 5564 municípios brasileiros

Estudo da Teleco sobre o mercado de banda larga móvel no Brasil revela que o Rio de Janeiro é o estado com maior percentual de municípios atendidos pela Terceira Geração - 44,6%. O Espírito Santo possui 29,5% e São Paulo, 20,2%. No âmbito nacional, o serviço está disponível para 11,3% dos 5564 municípios brasileiros.
Este percentual, segundo o levantamento do Teleco, divulgado nesta quarta-feira, 02/09, representa que 62% da população está atendida pelo serviço. Um dado relevante: 40% da população já tem acesso ao 3G com a competição entre quatro operaoras, uma vez que a disputa está acirrada em 24,9% dos municípios cobertos.

Segundo ainda o levantamento do Teleco, contratado pela Huawei, a banda larga móvel deve ultrapassar a fixa no país em 2011, com um atraso de dois anos em relação à média mundial. O estudo apurou ainda que em julho, o acesso banda larga via celulares superou o feito por meio de modems - 2,10 milhões de celulares contra 1,9 milhão de dispositivos comercializados.

A tendência, completa o levantamento, é de essa diferença crescer porque a procura por smartphones - terminais inteligentes - é impulsionada pela melhoria dos serviços e da redução do custo do produto. Segundo ainda o Teleco, a banda larga móvel será o serviço com maior crescimento nos próximos cinco anos. O estudo prevê um impulso de mais de 70% com o país chegando, em 2014, a mais de 60 milhões de acessos ativos.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

iPhone 3GS e Nokia N97: escolha o melhor


Desde que iniciei as atividades deste blog venho acompanhando o lançamento de aparelhos voltados a produção de conteúdo em mobilidade. Com a chegada dos novos smartphones da Nokia e da Apple, que começam a ser vendidos nas lojas brasileiras no final desta semana, voltam a me questionar qual é o melhor para aplicação em jornalismo.
O iPhone 3GS, versão mais atualizada do celular da Apple, tem uma câmera de 3 megapixels com autofoco, bússola digital integrada e a capacidade de fazer vídeos com som. O telefone será oferecido em dois modelos, com 16 GB e 32 GB de armazenamento. Entretanto, seu preço sugerido não foi informado ainda pela operadora Vivo, única por enquanto a determinar o início das vendas do iPhone 3GS para a sexta 28. O iPhone 3GS também está prometido para o final de agosto para as operadoras Tim e Claro.
Já o N97 é o smartphone da Nokia também com tela sensível ao toque, mas com um teclado QWERTY integrado ao aparelho. O modelo vem com 32 GB de armazenamento interno, acesso ao serviço de donwloads de músicas Comes With Music e câmera de 5 megapixels. O aparelho já está em pré-venda pelo preço sugerido de R$ 2.399 direto na loja online da Nokia, sem informação sobre subsídios de preços oferecidos pelas operadoras ainda.
Dessa forma, continuo optando pelos modelos da Nokia, desde o seu multifuncional N95. Agora com o teclado QWERTY e os 32 GB de memória, o N97 torna-se imbatível. Resumindo: troque o luxo pelo funcional.


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Novo site da Tecnologia3g em espanhol



Entrou no ar o novo site do Tecnologia3g. Agora com uma cobertura em toda a América Latina e textos em espanhol. è possivel ver em quais cidades do chile, Argentina, Uruguai, claro também do Brasil, existe sinal 3G. Parabéns pessoal da Qualcomm que patrocina o projeto.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Manual da Reuters e BBC

O Blog Monitornado, disponibiliza duas publicações de grandes empresas jornalística para download. A primeira é o MANUAL DA REUTERS, (em inglês) e com 517 páginas. A segunda publicação que merece destaque é a compilação de artigos resultantes de uma conferência que o BBC College organizou sobre O FUTURO DO JORNALISMO.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

GADGETS: NOVIDADES EM TECLADOS QWERTY E JUICECASTER




Dois lançamentos chegam ao mercado com teclado Qwerty - aquele que facilita a digitação de mensagens e textos. O Nokia N97 (prata acima) é tão cheio de coisas que saiu da categoria “celular” e já é rotulado como multimedia computer (calma, ele faz ligações telefônicas também).

Já o "Nokia Surge" (pretinho acima), além de todas as funções multimidia (câmera de 2 MP com zoom digital de 4 vezes, tela de 2,4 polegadas, 3G e plataforma Symbian S60 3.2.) vem também com a função JuiceCaster que possibilita o envio de vídeos e fotos direto para o Facebook, YouTube e Flickr.

O Surge estará na loja online da AT&T, primeira operadora a oferecê-lo nos Estados Unidos, a partir do dia 19 de julho, pelo preço de 79,99 dólares.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Globo usa gadget para captar imagens em NY

Ganhou destaque no Twitter e nos blogs especializados o uso do o Flip pelo correspondente da TV Globo em NY, Rodrigo Bocardi, - para gravar sua passagem no funeral de Michael Jackson - Confira no video abaixo que a qualidade do video (em 02:10) é bem menor que o padrão usado pela Globo.


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nova opção de roteador 3G no Brasil


Começa a ser comercializado no mercado brasileiro nesta semana o roteador da marca Edimax, ao preço de R$ 360,00. A Coletek - que vende o equipamento - diz que das 1,5 mil unidades trazidas, todas já foram vendidas e há fila de espera. 

O equipamento permite uma conexão banda larga de alta velocidade e totalmente móvel, distribuída por vários metros por meio do roteador. Assim é possível por exemplo instalar câmeras IP para o monitoramento remoto em vários ângulos. No ambiente corporativo, esse produto quebra o paradigma de que a banda larga 3G é individual e isso permite a sua utilização para todos os funcionários da empresa ou até mesmo como rede de redundância extremamente necessária.

O equipamento ainda possui uma porta para conexão WAN, para que possa rotear tanto a banda larga fixa quanto a móvel. Dessa forma o usuário pode deixá-lo configurado para trabalhar com a internet cabeada e, na queda dessa, o roteador muda automaticamente para a banda larga 3G
Com capacidade de importar até 20 mil unidades do equipamento por mês, a Coletek acredita na sua disseminação e salienta a possibilidade de conectá-lo em três regimes de trablho: auto-conexão, para que o usuário conecte quando for usar e desligue ao encerrar as atividades; conexão sob demanda, na qual o roteador aciona a rede 3G quando algum dispositivo procura conectividade na área de cobertura; e conexão contínua, que também pode ser liberada ao acesso de qualquer dispositivo. Com padrão Wi-Fi 802.11/g, esse roteador também é compatível com os modems 3G de qualquer operadora com rede UMTS, ou seja, todas as operadoras celulares que ofertam 3G atuantes no Brasil atualmente. O produto é alimentado por tensão de 12 volts.

Fonte: com informações do Ipnews

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Melhorando a conexão em modems 3G

Confira algumas dicas (não fiz o teste) no blog Under Linux de como melhorar o sinal em modens 3G.  http://under-linux.org/blogs/paulocwb2003/

segunda-feira, 29 de junho de 2009

YOU TUBE DÁ AULAS DE JORNALISMO


O canal YouTube Reporters’ Center, que acaba de estrear, traz mais de 30 vídeos com dicas de renomados jornalistas norte-americanos. Eles explicam como fazer uma entrevista, falam sobre ética, ensinam a checar informações, dão instruções para gravar vídeos e contam histórias de apuração de reportagens. Todo o conteúdo está em inglês e, por enquanto, não há legendas disponíveis.

Bob Woodward, um dos jornalistas do The Washington Post responsáveis pelas reportagens do caso Watergate – escândalo que resultou na renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974 –, dá dicas para quem quer trabalhar com jornalismo investigativo. A âncora e editora do CBS Evening News, Katie Couric, ensina a conduzir uma entrevista. Arianna Huffington, cofundadora e editora-chefe do renomado blog Huffington Post, fala sobre jornalismo cidadão.
De acordo com o post publicado no blog oficial do Google, o objetivo do YouTube Reporters’ Center é ajudar cidadãos comuns a produzir material de qualidade jornalística. O esforço é bem-vindo, uma vez que hoje milhões de pessoas podem tirar o celular do bolso e filmar um acontecimento de repercussão mundial. Se eles souberem fazer isso com qualidade, melhor para todo mundo.
Os recentes protestos contra o resultado das eleições no Irã resultaram em uma avalanche de vídeos sobre o desenrolar dos acontecimentos no país. São informações às quais dificilmente teríamos acesso tempos atrás.

Informações retiradas do blog de Mauricio Moraes

terça-feira, 23 de junho de 2009

CENSURA NA ERA YOU TUBE

Pouco depois que Neda Agha-Soltan sangrou até a morte no asfalto de Teerã, o homem que fez o vídeo de 40 segundos que registrou o momento e cruzou o mundo calculou os riscos do jogo de gato e rato que teria que travar com a censura iraniana. Ele sabia que o governo havia bloqueado websites como o YouTube e o Facebook. Portanto, tentar enviar o vídeo a estes centros de mídia social colocaria a ele e sua família em risco.




Ao invés disso, ele enviou um e-mail com o vídeo de 2 megabytes anexado a um amigo próximo, que rapidamente repassou ao Voice of America, ao jornal "The Guardian" de Londres e a outros cinco amigos que vivem na Europa, com uma mensagem que dizia simplesmente: "por favor, deixe o mundo saber". Foi um destes amigos, um expatriado iraniano que vive na Holanda, que publicou o vídeo no Facebook, chorando ao fazer isso, como ele relembra.

Cópias do vídeo, bem como um outro mais curto feito por outra testemunha, se espalharam instantaneamente pelo YouTube e foram televisionados em poucas horas pela CNN. Apesar de um prolongado esforço do governo do Irã em manter a mídia desinformada sobre a violência dos eventos que têm atingido as ruas do país, o uso da internet transformou Agha-Soltan de vítima desconhecida a um ícone do movimento de protestos iranianos.

Em certo momento, regimes autoritários conseguiam cobrir com um véu os eventos que aconteciam em seus países simplesmente impedindo os telefonemas de longa distância e restringindo alguns estrangeiros. Mas esta é a nova arena da censura no século 21, um mundo no qual câmeras de celulares, contas de Twitter e todas as armadilhas da World Wide Web mudaram o cálculo antigo sobre quanto poder os governos realmente terão que ter para esconder suas nações dos olhos do mundo e dificultar que seu próprio povo se reúna, se oponha e se rebele.

As fracassadas tentativas iranianas em entender esta nova realidade oferece um laboratório sobre o que pode ou não ser feito nesta nova era midiática (além de servir de lição para outros governos, que acompanham à distância com interesse, o que podem fazer caso seus próprios cidadãos saiam às ruas).

Uma lição precoce é que é mais fácil para as autoridades iranianas limitar imagens e informações dentro de seu próprio país do que impedir que elas se espalhem pelo resto do mundo. Ainda que o Irã tenha um acesso restrito à internet, uma rede de simpatizantes se formou para ajudar a manter os ativistas e cinegrafistas espontâneos conectados.

A onipresença da internet faz com que a censura seja "um trabalho muito mais complicado", disse John Palfrey, co-diretor do Centro de Internet e Sociedade de Harvard.

Fonte : The New York Times
Por BRIAN STELTER e BRAD STONE

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Brasil já tem 4,3 milhões de assinantes 3G

È bom ficar de olho nos novos numeros do universo 3g no país. Segundo dados da Anatel, o Brasil ultrapassa a marca de oito celulares para cada grupo de dez pessoas. Mas perdemos para a Argentina, quanto a proporcionalidade. Veja as matérias divulgadas em alguns portais especializados:
 

A Anatel divulgou nesta quarta-feira um documento no qual se consta o número de usuários da tecnologia 3G em 2008 e no primeiro trimestre de 2009. No ano passado, uma média de 200 mil novos usuários assinaram os serviços em cada mês, contabilizando um total de 2,7 milhões no final do ano (modens e celulares). Já nos primeiros meses deste ano, foi registrada uma média de crescimento de 500 mil novas assinaturas (mais de 150 mil por mês), totaizando 4,3 milhões de assinantes 3G no País.

“O forte crescimento do número de assinantes 3G faz com que as operadoras possam, antes do previsto, criar uma maior infra-estrutura para a tecnologia. Cabe, agora, correr contra o tempo e criar redes cada vez mais amplas, pois nada frustra mais o assinante do que pagar por um serviço e não poder usá-lo”, comenta Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina e Caribe.

Foi constatado também que o País aumentou em 82% o número de aparelhos móveis, ultrapassando a marca de oito celulares para cada grupo de 10 pessoas, mesmo assim a média nacional é pequena se comparada aos padrões latino-americanos. A Argentina, Venezuela e Uruguai ultrapassaram os 100%, já o Chile e Colômbia ficaram na casa dos 90%, e o México alcançou os 74%.

PERDEMOS PARA ARGENTINA

Apesar da teledensidade brasileira ter ultrapassado a marca de oito celulares para cada dez pessoas no último balanço da Anatel, o País ainda fica aquém dos padrões latinoamericanos. De acordo com a consultoria 3G Américas, a Argentina o Uruguai e a Venezuela ultrapassaram os 100% em março.

No Uruguai, o índice é de teledensidade é de 113%, ou seja, toda a população tem pelo menos uma linha móvel e há pessoas com mais de um celular. Na Argentina, esse percentual chega a 111%; na Venezuela, a 103%; no Chile, a 96%; na Colômbia, a 91%. Dos países avaliados, apenas o México apresenta índice menor que o Brasil: 74%. 

A 3G Américas destaca que, no primeiro trimestre do ano, o Brasil ganhou 4,3 milhões de novas assinaturas entre celulares e modens de acesso à internet banda larga. 

“O forte crescimento do número de assinantes 3G faz com que as operadoras possam, antes do previsto, criar uma maior infra-estrutura para a tecnologia. Cabe, agora, correr contra o tempo e criar redes cada vez mais amplas, pois nada frustra mais o assinante do que pagar por um serviço e não poder usá-lo”, comenta Erasmo Rojas, diretor para América Latina e Caribe da 3G Américas.

terça-feira, 28 de abril de 2009

LANÇAMENTO DA SKY HDTV



Este blog tem recebido inúmeras visitas de pessoas interessadas no HDTV por satélite. Dessa maneira, não poderia deixar de postar sobre o lançamento da SKY HDTV.

A SKY anunciou hoje (28/04) o lançamento de seu novo serviço de alta definição, o SKY HDTV. Trata-se do maior lançamento de canais em alta definição realizado de uma só vez por uma operadora de TV por assinatura na América Latina. O sistema de HD no Brasil foi lançado pela TV aberta em dezembro de 2007, mas até o momento só está disponível para 15 cidades. Outras operadoras de cabo também lançaram o sistema para menos de 20 cidades. Com este lançamento, a SKY chegará simultaneamente a mais de 5.000 cidades do maior país da América Latina.

São 10 canais com programação HD, 24 horas por dia, todos os dias, em uma lista formada pelos seguintes programadores: Discovery Theater HD, FOX-NatGeo HD, ESPN HD, MGM HD, TNT HD, Voom HD, Space HD, HBO HD, HBO e SexZone HD (adulto). Sete destes canais são inéditos no Brasil, têm programação diferenciada dos canais correspondentes em SD (Standard Definition) e estarão disponíveis apenas nesta operadora.

O lançamento do serviço SKY HDTV dá continuidade ao modelo de negócios inaugurado pela SKY há três anos, em que os equipamentos, no caso o receptor de HD (set top box) de alta tecnologia, será oferecido ao cliente sem nenhum custo.

O cliente que assinar o novo serviço terá à disposição o novo receptor SKY HDTV. O equipamento apresenta um sistema mais intuitivo, seguro e com funções exclusivas no mercado de TV por assinatura, tendo como destaque a possibilidade do cliente assistir e gravar conteúdo em alta definição.

"Tenho muito orgulho deste lançamento. Após um longo processo de fusão (SKY e DIRECTV), liderar este mercado é algo muito importante. Vamos, pela primeira vez, poder oferecer para aproximadamente 1.800.000 clientes, um produto/serviço que não tem nenhum paralelo no mercado brasileiro", diz Luiz Eduardo Baptista, presidente da SKY.

A SKY é a maior operadora de serviços de TV por assinatura digital do Brasil e uma das maiores da América Latina, com aproximadamente 1.800.000 assinantes 100% digitais, que representam um terço de todos os assinantes de TV paga neste país. A empresa é controlada pelos grupos DIRECTV Group, que detém aproximadamente 74% de participação, e pela Globo Comunicações e Participações (Globo), com aproximadamente 26%.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Para mostrar que está entrando para valer na alta definição, a Sky montou a maior campanha de sua história para o lançamento de um serviço.


Com investimento de R$ 80 milhões, a campanha terá como garota-propaganda a modelo Gisele Bündchen, em peças para mídia impressa, cinema, Internet e TV. No vídeo, a campanha, criada pela Giovanni+DraftFCB, foi produzida por Fernando Meirelles, da O2, com direção de Nando Olival.


A campanha de TV será lançada em intervalo exclusivo do "Fantástico" deste domingo, com um filme de dois minutos. O braço online da campanha foi produzido pela Agência Click, que criou um hotsite com 60 vídeos explicativos do serviço (www.skyhdtv.com.br).


O slogan da nova campanha é "A TV invadiu a realidade", e no filme, Gisele está no saguão de um aeroporto e, com seu controle remoto, faz aparecer de jogadores de futebol a lutadores chineses no meio do salão.


A Sky também muda seu posicionamento de mercado, e trocou o slogan "TV é Isso" por "HDTV é Isso".


EVOLUÇÃO DA REDE 3G

Matéria na Gazeta Mercantil enfoca o avanço da rede 3G no país e conclui: "Mesmo mais lenta, 3G ameaça Wi-Fi". Vamos a matéria:

A Vivo foi a primeira operadora a estrear uma rede 3G no Brasil, em 2004, época em que sua rede abrangia 24 municípios, segundo a consultoria Teleco. Hoje, para se ter uma ideia do avanço dessa tecnologia nos últimos anos, são 565 cidades cobertas por seis diferentes operadoras, número que representa 61,7% da população do País, ainda de acordo com a Teleco.
A expansão leva alguns analistas a questionar se o crescimento da banda larga 3G pode interferir no avanço das redes Wi-Fi que, de acordo com o site JiWire, possuem 4,2 mil hotspots (nome dado ao local onde a tecnologia de acesso a internet sem fio desse tipo está disponível) no País.
Para Elia San Miguel, analista do Gartner, o crescimento do uso da banda larga 3G terá, sim, um impacto na expansão das redes Wi-Fi no Brasil, mas ainda não é possível quantificá-lo. "Acho que a influência é pertinente por conta do modelo de negócio do 3G, que pode ser acessado em qualquer lugar. Isso pode diminuir o atrativo ao Wi-Fi", acredita.
Vinícius Caetano, analista sênior de telecomunicação da consultoria IDC, também crê que a banda larga 3G seja a principal ameaçadora das redes Wi-FI. Ele exemplifica um dos motivos: "No aeroporto, o usuário vai pagar R$ 20 para utilizar a internet via Wi-Fi por um dia, pois essa é a forma de cobrança, mas ele nunca vai utilizar o dia todo". Nesse caso, o 3G seria financeiramente mais viável. "Para acessar a internet por esse meio o usuário desembolsa de R$ 50 a R$ 100 por mês", compara Caetano. Além disso, o modem funciona em qualquer lugar com rede disponível, e não apenas em hotspots.
Por outro lado, Caetano reconhece que, em termos de velocidade da conexão, a rede Wi-Fi ainda leva vantagem. Nelson Ito, gerente de desenvolvimento de negócios para área de telecomunicações da D-Link, fabricante de roteadores (tanto para 3G quanto Wi-Fi), alerta para outro diferencial: segundo ele, o tráfego de dados via 3G é instável e, por isso, as duas tecnologias ainda vão coexistir por muito tempo. Além disso, a base de PCs com Wi-Fi embutido é muito grande, o que não acontece com modems 3G. "As operadoras estão subsidiando o modem USB e por isso o custo desse tipo de banda larga se torna atrativo. Mesmo assim, as duas tecnologias ainda vão conviver".
A Vex, empresa de instalação de redes de hotspots e desenvolvimento de sistemas de acesso Wi-Fi, defende a tecnologia com a qual trabalha: "Wi-Fi é cerca de 40 vezes mais rápida que 3G. Ainda existe uma limitação tecnológica", diz Marcelo Toledo, diretor de TI da empresa.

Fonte: (C.P. - Gazeta Mercantil)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Simpósio de Jornalismo Online será transmitido ao vivo pela internet


Jornalistas, acadêmicos e executivos de meios de comunicação dos Estados Unidos, América Latina, Europa e Ásia discutirão a atual situação do jornalismo online e o seu futuro no 10° Simpósio Internacional de Jornalismo Online, a ser realizado na Universidade do Texas em Austin. O evento será transmitido online e em tempo real nos dias 17 e 18 de abril no site oficial do Simpósio.
As indicações e as instruções para acessar a transmissão de vídeo gratuita, que será de acordo com a programação e seguirá o horário de Austin, Texas, serão também disponibilizadas no site do Simpósio.
O encontro anual tem sido organizado desde 1999 pelo professor Rosental C. Alves, titular da cátedra Knight de Jornalismo Internacional e da cátedra UNESCO em Comunicação, com o apoio da Faculdade de Comunicação e da Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin.
O evento contará com a participação de representantes de mais de 20 universidades e meios de comunicação como ABC News, National Public Radio, New York Times, Politico.com, e Washington Post. Paul Steiger, ex-editor do Wall Street Journal e fundador do Propublica.com, fará o discurso de abertura, “O futuro do jornalismo frente ao desaparecimento da imprensa”. Mais de 200 pessoas se increveram para assistir ao evento.
Para mais informações, visite o site do Simpósio.

PELO TWITTER

Para os que usam o twitter, o hashtag para o evento vai ser #isoj
http://search.twitter.com/search?q=%23isoj

terça-feira, 14 de abril de 2009

OI DESBLOQUEIA MODENS 3G


Sem fazer alardes ou sequer um anúncio oficial, a Oi iniciou ontem o serviço de desbloqueio de modem 3G em São Paulo. Com isso, clientes de outras operadoras que utilizam banda larga móvel podem ir a uma das lojas da Oi para solicitar o serviço gratuitamente.
Segundo informou Roberto Guenzburger, diretor de segmentos em marketing, o movimento faz parte da estratégia de lançamento do serviço 3G que a operadora começará oferecer brevemente na região. O executivo não quis adiantar a data de lançamento nem o preço dos pacotes.
Guenzburger limitou-se a dizer que a oferta do serviço de terceira geração em São Paulo será “agressiva e diferente do que é oferecido atualmente pela concorrência” . O serviço Oi Velox 3G, que a telco já oferece em 50 municípios brasileiros, conta com três tipos de planos: 1Mbps, 600 kbps e 300 kbps, com valores respectivamente de R$ 119,90, R$ 79,90 e R$ 59,90.

Fonte: Vnews

segunda-feira, 6 de abril de 2009

PARA DOWNLOAD: LIVRO "COMO ESCREVER PARA WEB"

O blog Jornalismo nas Américas disponibiliza aos webreporters e blogueiros o livro "Como Escrever para a Web". Com 220 páginas está disponível em PDF (menos de 4 megas) no site do Centro Knight. Escrita pelo espanhol Guilherme Franco e traduzida e adaptada aos brasileiros pelo jornalista Marcelo Soarez a obra está dividida em 6 capitulos e expõe experiências de profissionais e portais de jornalismo na web. Além dos conceitos básicos em webjornalismo, o livro é rico em ilustrações, o que torna a leitura mais agradável. Leitura indispensavel para quem escreve na web e também para quem mantém seu microblog ou até mesmo informações no Twitter.

3G ILIMITADO: OPERADORAS REDUZEM O TRÁFEGO


Matéria na Folha de SP fala da prática bastante comum das operadoras de reduzirem velocidade de conexão na rede 3g após determinado periodo de conexão:

''Redução de velocidade e conexão lenta em 3G são práticas ilegais''


SÃO PAULO - Conexões mais lentas do que o anunciado e planos ditos ilimitados que preveem redução de velocidade após certa quantidade de dados trafegados: essas são algumas das práticas ilegais cometidas pelas operadoras de telefonia móvel na oferta de conexões 3G.

As afirmações são de Estela Guerrini, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). As empresas negam as irregularidades.

Em páginas de seus sites sobre planos 3G ilimitados, Claro, TIM e Vivo afirmam que podem reduzir a velocidade da conexão caso o assinante atinja determinada quantidade de dados transferidos. A Oi ainda não oferece 3G em São Paulo.

No Rio, não há planos de banda larga móvel ilimitados -o mais caro tem franquia de 10 Gbytes.

Claro e TIM dizem poder diminuir a velocidade quando o consumo de dados ultrapassa 1 Gbyte. Na Vivo, são 2 Gbytes.

Mesmo que a ressalva da redução de velocidade de conexão conste do contrato, trata-se de cláusula abusiva, além de propaganda enganosa, de acordo com a advogada do Idec.

"Na prática, é uma forma de limitar o volume de dados que é trafegado na rede", afirma Guerrini. "As pessoas dependem de uma velocidade razoável para conseguir trafegar um alto volume de dados."

Outra prática ilegal, segundo Guerrini, é a garantia de apenas certo percentual da velocidade nominal contratada --no caso da Claro, o valor é de 10%. "Se as empresas anunciam que estão oferecendo um serviço 3G com 5 Mbps de velocidade, por exemplo, têm que cumprir essa velocidade."

As letras miúdas que aparecem ao fim do comercial de um serviço, informando suas restrições, não têm validade, afirma a advogada. "O Código de Defesa do Consumidor fala que tudo deve estar numa linguagem clara e compreensível, seja ela escrita ou visual."

Cobertura

Outro problema comum é a falta de cobertura 3G em certas regiões do país.

"Se as operadoras escolhem já oferecer esse serviço, ainda que não exista tecnologia suficientemente avançada para que haja uma boa cobertura em todas as regiões, é dever da empresa, no anúncio desse serviço e no próprio contrato, informar quais são essas condições e quais são as regiões em que esse serviço tem ou não cobertura."

Aos consumidores que se sentirem lesados, Guerrini recomenda, a princípio, tentar uma solução amigável com a empresa. Se isso não for possível, deve-se recorrer ao Procon (www.procon.sp.gov.br) e fazer uma denúncia à Anatel (pelo telefone 133 ou em www.anatel.gov.br).

Em último caso, pode-se recorrer à Justiça --no Juizado Especial Cível, não é preciso contratar advogado em causas de até 20 salários mínimos.

Outro lado

Por meio de suas assessorias de imprensa, as operadoras dizem cumprir os contratos com seus clientes.

"No caso de ocorrerem fatores externos, independentes da sua ação ou vontade (...), a Claro garante, no mínimo, 10% da velocidade nominal contratada dentro de sua rede", afirma a empresa.

Claro e TIM defendem o uso do termo ilimitado referindo-se somente à quantidade de dados trafegados, e não à velocidade. Segundo a TIM, a operadora "não limita o tráfego de dados do cliente. Na contratação do serviço, o cliente é informado da velocidade máxima de conexão de cada pacote".

A Vivo diz que, "embora no contrato de adesão ao plano ilimitado conste que, após superar 2 Gbytes de tráfego no mês, o cliente pode ter a velocidade de conexão reduzida, a Vivo promocionalmente não efetua esse bloqueio. (...) Essa cláusula do contrato visa a inibir usos abusivos por parte de alguns usuários e, principalmente, assegurar a manutenção da satisfação dos clientes e da rede de dados da operadora".

Segundo a Oi, "a velocidade do serviço [Oi Velox 3G] pode chegar a até 1 Mbps, podendo oscilar de acordo com condições topográficas, climáticas, com a velocidade de movimento do usuário e com o número de clientes associados à rede".
Folha

terça-feira, 17 de março de 2009

iPhone 3.0: COPIA E COLA, E OUTRAS UTILIDADES



Com destaque para o novo sistema de COPIAR e COLAR (veja video), o OS 3.0,versão 3.0 para iPhone, foi apresentado nesta terça-feira ao mundo. Ele oferecerá novas funções para os usuários e mais formas para os desenvolvedores criarem produtos e obterem renda com a venda destes programas. Na net será disponibilizado no verão americano - inverno aqui no Brasil.
Donos do iPhone 3G e do aparelho original poderão fazer o upgrade de graça. Já quem tiver um iPod Touch terá que pagar US$ 9,95 para trocar o sistema operacional.

O QUE TEM DE NOVIDADE

o novo sistema oferecerá gravação de memorandos, um sistema de buscas integrado em todos os produtos - para procurar contatos, e-mails, compromissos e até mesmo músicas no iPod -, e a possibilidade de utilizar fones de ouvido estéreo sem fio. Algumas funções, no entanto, só estarão disponíveis para o iPhone 3G.

O sistema "push", de recebimento de e-mails automaticamente assim que eles chegam ao servidor, agora também poderá ser utilizado para aplicativos desenvolvidos por terceiros.

O sistema "push" unificado poderá enviar mensagens de sistemas como MSN Messenger, Yahoo! Messenger e outros para o telefone, mantendo o usuário conectado a essas redes sem precisar deixar um aplicativo rodando o tempo todo no telefone.

quinta-feira, 12 de março de 2009

SEM MEIAS PALAVRAS

Você já percebeu como o mundo está em transformação ? Não enxergou as mudanças?



A nova campanha da TIM é sensacional e demonstra como o mundo passa por um momento ímpar. Após a era da globalização, vivemos em um mundo sem fronteiras. Mas o que adianta estar conectado com o mundo se as mentes humanas permanecem fechadas (isto incluem os preconceitos e valores de um mundo ultrapassado). Estamos vivendo o início de uma revolução. Faça deste um momento de evolução!

quarta-feira, 11 de março de 2009

QR CODE CHEGA A TV


Depois da midia impressa, é a vez do QR CODE invadir as telas da TV. O programa "Urbano" do canal Multishow,  promete mostrar quinta-feira, às 21h15m, o recurso de interatividade . Os espectadores que tiverem um smartphone poderão baixar com a ajuda da TV um papel de parede do programa no telefone celular. Durante o bate-papo entre a apresentadora Renata Simões e Carlos Teixeira, responsável pelo site Flash Click, que trabalha com o QR Code, um código desse tipo será mostrado na parte inferior da tela para esse fim.


Será que o jornalismo cidadão pegou ?

O termo “jornalismo cidadão” [ou participativo ] já circula há alguns anos, mas a polêmica acerca dele ainda não terminou. A nova audiência dos meios de comunicação traz necessariamente um cidadão ativo, que precisa do jornalista. Esther Vargas, da revista semanal online Tinta Digital, entrevista os responsáveis pela criação do Bottup e do Periodismociudadano.com, duas tentativas deste gênero.
“O jornalista deve estar plenamente capacitado para dialogar com o seu público, que já não é mais passivo. O jornalista pode ser um superusuário cujo trabalho é servir o resto dos usuários (os cidadãos)”, explica Pau Llop, diretor do Bottup. O impacto do jornalismo cidadão ainda não é contundente ou, pelo menos, tão contundente quanto os seus entusiastas esperavam. Llop acredita que isso acontecerá quando as pessoas perceberem o jornalismo como uma ferramenta mais a seu serviço, como as organizações de defesa do consumidor, acrescenta a Tinta Digital.
Para Oscar Espíritusanto, fundador do Periodismociudadano.com, a importância do jornalismo cidadão tem sido demonstrada na cobertura de catástrofes naturais, atentados, conflitos armados e outros eventos: “(São) pessoas que têm as ferramentas necessárias para informar o que acontece e que se encontram no momento exato e no lugar certo”.  Leia a notícia completa na Tinta Digital.
Fonte: BLOG JORNALISMO NAS AMERICAS

terça-feira, 10 de março de 2009

LANÇAMENTO DO YOUPODE

Entrou no ar nesta quarta-feira, 11, o site de notícias youPode que pretende acabar com "jornalismo de mão única" .
O novo site funcionará como uma rede nacional de informações. No entanto, o site não concorrerá com os veículos de hardnews do País.
Criado por Dacio Malta e Eucimar de Oliveira, o site, cujo nome faz alusão ao portal YouTube e ao player iPod, pretende acabar, definitivamente, com o jornalismo de mão única, em que o receptor e o emissor de informação são figuras distintas. 
O foco estará voltado às notícias exclusivas, debates e a antecipação de informações. Segundo Eucimar, como não há compromisso com a versão impressa, não será preciso guardar o que for produzido de melhor par ao dia seguinte, como ocorre com os principais sites de notícias do País.
Além das notícias, o site terá, ainda, uma análies diária da imprensa."Reconheceremos os furos e os esforços de reportagem, mas seremos críticos também. Não discutiremos opinião. Esta deve ser livre. Portanto, editoriais e colunas estarão fora de nossa análise", declarou Dacio Malta.
Fonte: Portal Imprensa

O PODER DO TWITER


O caderno Link do Jornal O Estado de S. Paulo trouxe na última segunda-feira, dia 09 de março, uma reportagem de capa sobre o Twitter e, com ela, uma discussão sobre jornalismo colaborativo.
 
Vamos ao conceito inicial: o Twitter é uma rede social que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las.
 
“Com essa velocidade, acontecimentos relevantes publicados em portais do outro lado do mundo, que poderiam demorar mais tempo para chegar ao Brasil, levam poucos minutos se forem descobertos por algum twitteiro”, explicam os jornalistas Filipe Serrano e Rodrigo Martins, na reportagem “Site torna mobilidade e instantaneidade cruciais”.
 
Ainda para os repórteres, a instantaneidade propaga também outra característica muito discutida hoje: o jornalismo colaborativo, no qual qualquer pessoa que testemunhar algum acontecimento relevante pode tornar-se um repórter amador. “Claro que os blogs, desde seu início, já davam ferramentas para tornar os cidadãos em repórteres amadores. Mas o Twitter se mostrou o canal perfeito para publicar informações porque, tudo que os usuários estão dizendo está concentrado em apenas um endereço na web”, afirmam Serrano e Martins.


domingo, 8 de março de 2009

GADGET: ROTEAR 3G COM O WINDY


O dispositivo Windy 31 funciona como roteador 3G, acess point e ainda como receptor de sinais Wi-Fi (para computadores que não têm recurso de acesso wireless)

Para recomeçar os posts com chave de ouro, apresentamos o Windy, um gadget que permite, entre outras possibilidades, a criação de uma rede Wi-Fi a partir de uma conexão com modem 3G de qualquer operadora de telefonia, compartilhando a internet de um notebook ou PC para outros dispositivos. Esse recurso é muito útil, por exemplo, quando, na ausência de internet Wi-Fi num local, se tem vários equipamentos (notebooks, smartphones, etc) que podem acessar à internet, mas apenas um modem 3G conectado ao computador, situação muito comum em viagens de negócios ou reuniões de trabalho. Veja mais detalhes em matéria bastante completa, do jornal Diário do Nordeste.

"Lançado no mercado brasileiro pela Casemall (www.casemall.com.br), o dispositivo também tem funções de placa de rede e access point (ponto de acesso, que cria um hotspot). O pequeno e prático roteador portátil funciona ao ser conectado a qualquer porta USB do computador.O Windy permite, entre outras possibilidades, a criação de uma rede Wi-Fi a partir de uma conexão com modem 3G de qualquer operadora de telefonia, compartilhando a internet de um notebook ou PC para outros dispositivos. Esse recurso é muito útil, por exemplo, quando, na ausência de internet Wi-Fi num local, se tem vários equipamentos (notebooks, smartphones, etc) que podem acessar à internet, mas apenas um modem 3G conectado ao computador, situação muito comum em viagens de negócios ou reuniões de trabalho.Com o dispositivo, é possível compartilhar a rede com até 31 aparelhos usando apenas uma conexão via telefonia celular. A única restrição fica por conta da qualidade desse acesso — que, em se tratando de tecnologia 3G, ainda deixa ainda a desejar em termos de velocidade, dependendo do bairro ou região onde o usuário da telefonia celular esteja. Se a conexão não for rápida, ficará ainda mais lenta ao ser compartilhada com vários computadores.Uma vantagem do dispositivo Windy 31 é que ele trabalha também no modo receptor, funcionando como uma placa de rede Wi-Fi para atender a necessidade de notebooks ou desktops que eventualmente não tenham chipset com wireless integrado. O equipamento, que tem preço sugerido de R$ 200, é compatível com portas USB 2.0 e pode ser usado em computadores com os sistemas operacionais Windows XP e Windows Vista.

VOLTAMOS!!!!

Estamos de volta amigos leitores. Após quase dois meses sem atualizações, retornamos com nosso blog e as novidades no mundo 3G. Muitos amigos questionaram via MSN minha ausência na web. Explico: estava colocando a vida profissional em ordem. É..as vezes as coisas acontecem sem a gente estar esperando. Mas agora tudo bem. Emprego novo e novos projetos. Então..vamos as novos posts. Grande abraço e continue lendo o mais completo blog sobre JORNALIMO 3G no Brasil!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CONEXÃO 3G: GUIA DO USUÁRIO INSATISFEITO


As reclamações contra os serviços das empresas de telefonia móvel que oferecem conexão 3G no Brasil vem crescendo na mesma proporção da ampliação da "cobertura" nas cidades do interior. O que se percebe, é que as empresas não estão preparadas para atendender tamanha demanda. Ou seja, oferecem aquilo que não podem cumprir (no caso, velocidade e instabilidade de conexão!) e acabam vendendo gato por lebre. A insatisfação é geral. Lentidão e instabilidade, fizeram com que o blogueiro Rodrigo Toledo, cancelasse seu contrato com a Claro, depois de 12 meses de muita paciência. Ele narra com detalhes toda sua "novela" com a  operadora.
Se você pretende contratar este serviço, atraído por promoções ou vislumbrado por uma publicidade, fique atento!
O portal Vnews, preparou uma matéria especial, com as principais orientações aos usuários e reclamações comuns neste serviço. Reproduzo abaixo, trecho da matéria, com a posição da Anatel referente ao serviço:

Regulamentação

Segundo a Anatel, atualmente não há mecanismos para verificar o desempenho da banda larga móvel 3G que é comercializada no Brasil.

“O atual Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ) do serviço não abrange ainda o tráfego de dados, mas está em estudos a inclusão de metas referentes à banda larga na telefonia celular quando de sua revisão.

Hoje, as condições de contratação e de velocidade seriam aquelas descritas no contrato assinado entre o usuário e o prestador do serviço”, informa a agência.

A Anatel destaca ainda que a velocidade de transmissão contratada junto à operadora é a capacidade máxima de transmissão de dados, e não um valor médio.

“Essa velocidade pode sofrer diversas variações, seja em relação às condições de propagação, seja em função da quantidade de usuários conectados à rede”, explica a agência. ”Assim, mesmo com o uso de diversos mecanismos que visam melhorar a qualidade da transmissão em condições severas, podem existir degradações sensíveis na qualidade do serviço”.

De acordo com o órgão regulador, esses detalhes devem ser fornecidos aos usuários, já que as relações que envolvem oferta e aquisição de produtos ou serviços estão sempre sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor. Qualquer informação ou publicidade veiculados são parte integrante de um eventual contrato que seja assinado, diz o Código.

A orientação da Anatel é que, caso tenha problemas, o consumidor registre uma reclamação com a prestadora, não se esquecendo de guardar o protocolo de atendimento.

Se a questão não for solucionada a contento, ele pode procurar a própria agência, pela central de atendimento telefônico (0800 33 2001) ou pela internet, no canal Fale Conosco da página do órgão na internet.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

LEVE 3G PARA A SUA CIDADE: PEÇA NO BLOG DA CLARO

A Claro lança nesta semana o programa “Leve o 3G para a sua cidade”. Uma iniciativa do ClaroBlog, primeiro blog corporativo de telefonia do Brasil, que irá permitir que internautas elejam a cidade que deve receber a tecnologia 3G nos próximos meses.
Miguel Cui, diretor executivo de clientes da Claro, explica que a ação é uma resposta ao número elevado de pedidos recebidos via ClaroBlog. “Considerando que esta é uma solicitação de grande parte de nossos leitores, resolvemos criar o programa Leve o 3G para a sua cidade, onde clientes e não-clientes da Claro, moradores de localidades que não possuem a cobertura 3G da Claro poderão votar e ajudar as suas cidades a receberem a nossa rede 3G”, esclarece.
A votação acontece durante 60 dias – até 08 de março - e após este período as 10 cidades mais votadas serão submetidas a uma análise da Claro, que verificará a viabilidade da instalação da rede na região. Após a análise, que durará 40 dias, serão divulgadas as cidades que receberão a tecnologia.
O tempo de implementação da tecnologia 3G nas cidades eleitas poderá variar de acordo com fatores técnicos e geográficos, podendo chegar até 12 meses. (Com infos da B2B)

NOVIDADES DA CES 2009 PARA JORNALISMO3G

Consumer Electronics Show, a maior feira de tecnologia do mundo, realizada anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, é o grande palco para que as fabricantes mostrem ao mundo o que devem levar ao mercado nos próximos anos. Entre os gadgets mais interessantes para aplicação do jornalismo em mobilidade selecionei o que achei de mais interessante. Confira:

CARTÃO DE MEMÓRIA WI-FI

O cartão de memória Eye-Fi, que já permitia subir fotos para o computador por meio de transmissão sem fio, já era um item indispensável para blogueiros e webreporters. Em breve, será ainda mais imprescindível. Isso porque está em desenvolvimento uma versão que fara essa transmissão sem fio de arquivos de vídeos. O cartão terá compatibilidade para subir direto para o YouTube e também será capaz de subir até mesmo os arquivos mais pesados de filmes em alta definição. Porém, ainda não se sabe se essa nova tecnologia será combinada com a já existente (ou seja, um só cartão que suba por wi-fi tanto vídeos como fotos e ainda não tem previsão de quando chegará ao mercado. (Com infs. de Rafael Barifouse)



segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Conflito de Gaza: o horror da guerra no Youtube

Com o advento dos canais de video, a cobertura dos conflitos armados devem ser mostrados cada vez mais com riqueza de detalhes. Ofensivas aéreas e outros ataques a militantes do Hamas na Faixa de Gaza são alguns dos videos mais vistos no Youtube neste início do ano de 2009. Algumas imagens, nunca exibidas na TV, podem ser vistas com audio original, revelando o lado mais aterrorizante do conflito.


O exército israelita tornou-se a primeira força armada de um país a ter um canal no YouTube. O novo canal vai publicar vídeos de ataques com rockets palestinianos e operações de socorro. O porta-voz do escritório das Forças de Defesa de Israel, (IDF, na sigla em inglês), disse que o canal - youtube.com/user/idfnadesk - foi criado para "ajudar a levar nossa mensagem ao mundo".
O canal conta já com dez mil subscritores, que podem acompanhar as movimentações das tropas israelitas, os ataques contra Israel e outras informações sobre o conflito da Faixa de Gaza.
Segundo o vnunet.com, já há blogues onde as acções militares são relatadas, um canal do Twitter criado pelo consulado israelita em Nova Iorque sobre os ataques e grupos do Facebook com apoiantes do lado israelita (30 mil subscritores) ou dos “simpatizantes de Gaza”, com 20 mil apoiantes.

Um dos videos mais chocantes, do Ireport da CNN, que mostra o socorro ás vítimas, após a explosão de um bomba, pode ser visto abaixo:


Fantástico estréia video-comentários


Entre as novidades do Fantástico (Rede Globo) neste ano está o video-comentário dos telespectadores. Feitos quase que em tempo real, durante o programa , o telespectador envia algo em vídeo, pela Internet, um elogio, crítica ou sugestão sobre o programa, alguma reportagem ou sobre as novidades do Fantástico. A produção seleciona e exibe os "melhores" videos durante ou ao final de cada programa. É uma tendência que existe há tempo muito nos portais e sites em todo o mundo. Parabéns pela iniciativa. O programa tem mostrado estar atendo a novas tecnologias de interação e inova a cada programa.

GADGET: Kodak une portabilidade e resistência em HD

Amigos leitores. Este é o primeiro post do ano e aproveito para desejar a todos um 2009 de muitas conquistas e felicidades. Este promete ser um ano de grande lançamentos em gadgets, principalmente novos equipamentos portáteis em alta definicação (HD). 
A Kodak promete lançar neste início do ano um pequeno aparelho ( modelo Zx1) que busca revolucionar o mundo da filmagem de alta-definição, graças à sua capacidade de gravação vídeo de 720p a 60fps, agregando portabilidade e resistência. Vem com um visor de duas polegadas, capacidade de captar imagens em quaisquer condições de luz, certificação de resistência à água (salpicos) e software "amigo" do Youtube, que permite edição facilitada e direta para "sites". Há também a possibilidade de ligação através de saída HDMI. O armazenamento é feito em cartões de memória SD/SDHC até 32MB (até 10 horas de vídeo HD). O preço na Europa deve ser de aproximadamente 100 euros. Estará disponível em cinco cores.